SR140418b

Algodão orgânico será tema de encontro de Comissão na Embrapa Campina Grande

SR140418bEntidades da agricultura familiar paraibana vinculadas a Comissão de Produção Orgânica da Paraíba(CPOrg-PB) estarão participando no próximo dia 24, na Embrapa Algodão Campina Grande, de uma reunião extraordinária quando serão apresentados experiências de gestão, produção, comercialização e certificação do algodão orgânico no estado da Paraíba.

Conforme o pesquisador da Embrapa campinense, Marenilson Batista da Silva, participarão representações de todo o estado na perspectiva de fazer com que esta cultura, que já foi grande referência nacional, seja discutida num ano que se apresenta como uma nova cíclica depois da seca de 2012 a 2017. “Dentre as ações desenvolvidas neste semestre, teremos no dia 24 de abril uma reunião extraordinária da comissão de orgânicos da Paraíba. Essa reunião tem a finalidade de discutir a produção do algodão orgânico no estado da Paraíba e acreditamos que vai ser uma reunião muito importante porque é onde serão apresentados todas as dinâmicas do algodão orgânico no nosso estado e entendemos que a comissão está cada dia mais se aproximando do agricultor e contribuindo com essa realidade orgânica do estado da Paraíba”, explica Marenilson em entrevista ao Stúdio Rural.

Batista explicou que o evento terá como tema: ‘a cultura do algodão orgânico – avanços, desafios e perspectivas da cultura do algodão orgânico no estado da Paraíba’ e garante que o algodão é uma das peças importantes para o processo de fortalecimento da organicidade da agricultura familiar. “Toda a produção entra nestas discussões, nós entendemos a importância da produção dos alimentos, mas entendemos também que tão importante quanto o alimento é a roupa que você veste, por isso que o algodão entra fortemente nessa cota de discussão da Comissão Estadual de Produção Orgânica porque é um produto que a Paraíba tem se destacado na sua produção e nós temos aqui em Campina Grande o Centro Nacional de Pesquisa do Algodão, a famosa Embrapa Algodão que faz a pesquisa também com a produção orgânica e nós temos contribuído no assessoramento técnico, na orientação para que cada dia mais nossa produção de algodão orgânico aumente no nosso estado da Paraíba e no Brasil”, explica Batista que é notícia neste final de semana no Programa Domingo Rural e Programa Esperança no Campo que será enviado para mais de 16 mil pessoas e organizações de nosso semiárido e outras regiões do país.

PROGRAMAÇÃO

08:00 – Acolhida

08:30 – Credenciamento

09:00 – Comissão Estadual da Produção Orgânica da Paraíba(CPOrg-PB), histórico, atribuições e desafios.

09:30 – 12:30 – Apresentação de iniciativas de gestão, produção, comercialização e certificação do algodão orgânico no Estado da Paraíba – avanços, desafios e perspectivas.

12:30 – 13:30 – Intervalo para o almoço

13:30 – 15:00 – Apresentação de iniciativas de gestão, produção, comercialização e certificação do algodão orgânico no Estado da Paraíba – avanços, desafios e perspectivas.

15:00 – 16:00 – Encaminhamento e encerramento.

Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Faça um comentário

Todos os campos obrigatórios são marcados como (requerida). Seu Endereço de e-mail não será publicado

Voltar para o topo