SR260218b

Biodigestor na economia da agricultura familiar será tema de intercâmbio em assentamento de Barra de São Miguel

SR260218bAgricultores familiares de municípios do Cariri Oriental paraibano vão estar participando de um intercâmbio promovido por diversos escritórios da Emater Paraíba vinculados ao Escritório Regional de Campina Grande.

Conforme o assessor do escritório local de Santa Cecília, Ailton Francisco dos Santos, o evento acontecerá nesta quinta-feira, 01 de março, no Assentamento Novo Campo, município de Barra de São Miguel, Cariri Oriental, e apresentará a tecnologia do Biodigestor enquanto tecnologia que soma na diversidade da agricultura familiar. “Para esta quinta-feira, dia primeiro, a gente marcou uma visita de intercâmbio na propriedade do agricultor José Mário, no Assentamento Novo Campo que fica entre a cidade de Barra de São Miguel e Riacho de Santo Antônio, estou levando nove agricultores de Santa Cecília, vão quatro técnicos do regional Campina Grande e comigo faz cinco e também estarão presentes em torno de 15 a 20 agricultores de Barra de São Miguel, lá nós vamos ver o biodigestor que é um novo modelo de biodigestor que é tecnologia mais recente e muito mais econômico com excelente eficiência quando comparado àqueles biodigestores que já vêm sendo feitos, ele tem um pouco menos de equipamento com excelente eficiência, então a gente vai ver esse novo modelo de biodigestor, nós vamos ver também o banco de proteínas que ele fez lá com gliricídea e com moringa, a diversidade de criação animal que ele tem lá onde ele está criando cabras, ovelhas, bovinos, aves e uma diversidade enorme que ele cria na propriedade, além da adoção de diversas culturas. Ele planta hortaliças, planta milho, feijão, sorgo, ele tem um banco de sementes dentro de uma diversidade que estamos indo com os agricultores ver”, explica Ailton ao dialogar com Stúdio Rural.

O biodigestor é um equipamento destinado à produção do biogás que são gases produzidos através da transformação de resíduos de estercos animais, barato, eficiente e de fácil construção. “Os agricultores de Santa Cecília vão com objetivos principais. Um deles é em relação ao banco de proteínas onde estamos querendo fazer um banco de proteínas aqui(santa Cecília) e as pessoas que vão são pessoas interessadas que realmente querem começar esse banco de proteínas em Santa Cecília. E também eles vão ver criação de galinhas já que ele cria galinha poedeira e fabrica sua própria ração”, explica Ailton justificando que Santa Cecília já é referência em biodigestores e poderá fazer importante troca de exitosas experiências.

Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Faça um comentário

Todos os campos obrigatórios são marcados como (requerida). Seu Endereço de e-mail não será publicado

Voltar para o topo