SR051217aaa

Domingo Rural evidencia encontro do umbu de João Pessoa e novo encontro pra Barra de Santa Rosa

SR051217aaMais um encontro sobre a cultura do umbu enquanto alimento que poderá somar fortemente no fortalecimento da agricultura familiar aconteceu na última quinta-feira, dia 30 de novembro, na sede do Sinavez, Sindicato dos Agrônomos, Veterinários e Zootecnistas do Estado da Paraíba (Sinavez), em João Pessoa.

O evento foi uma ação do Comitê Estadual Umbu no estado e objetivou fazer uma avaliação das recentes atividades desenvolvidas na Paraíba e implementar informações ao Projeto Umbu Paraíba além de definir as atribuições das instituições parceiras na ação dentre outras. “Foi feito um nivelamento das informações de todas as reuniões e ações de 2016 e 2017; a prioridade foi criar um único comitê gestor (governança) do Umbu e Mangaba devido aos trabalhos já realizados pela Conab e parceiros, porém, com grupos técnicos separados para cada cultura”, explica o secretário da Agricultura do município de Campina Grande, Fabio Medeiros Agra justificando que o grupo está elaborando um projeto amplo junto ao Sebrae Paraíba e comitê gestor priorizando diagnóstico em pelo menos 10 municípios e mapeamento das agroindústrias que podem absorver produção.

Participaram representações de mais de 20 instituições parceiras a exemplo do Unificada Emater/Emepa/Interpa, Prefeitura Municipal de Campina Grande, Prefeitura Municipal de Barra de Santa Rosa, Sebrae, Sinavez, Coonab, Procase, UFCG, UFPB e agricultores que, dentre as ações discutidas, fizeram a eleição do Comitê Gestor formado por uma diversidade de entidades e como encaminhamentos decidiu-se pela realização do próximo encontro para a próxima quarta-feira, 13 de dezembro, na Fazenda Poço Doce, zona rural de Barra de Santa Rosa, no Curimataú paraibano, com início às 09 horas da manhã. “A nossa reunião cumpriu e atingiu seu objetivo, agora temos uma governança comprometida, uma comissão técnica praticamente formada, um projeto para análise e aprovação e novos parceiros relevantes. Agora unidos e com um norte a seguir é trabalharmos em prol da agricultura e dos agricultores do sofrido semiárido paraibano. Até dia 13 de dezembro em Barra de Santa Rosa. Fiquem todos com DEUS”, explica o assessor da Emater, Regional Campina Grande, agrônomo Everton Bronzeado.

Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Faça um comentário

Todos os campos obrigatórios são marcados como (requerida). Seu Endereço de e-mail não será publicado

Voltar para o topo