SR030618a

Entidades parceiras de Picuí realizam atividades durante Semana do Meio Ambiente

SR030618aA cidade de Picuí, Curimataú paraibano, estará sediando de 05 a 07 de junho atividades diversas dentro da “Semana do Meio Ambiente e de Combate aos Agrotóxicos” numa promoção do NEA, Núcleo de Estudos em Agroecologia do IFPB, Campus Picuí em parceria com entidades parceiras locais e regionais.

Em entrevista ao Stúdio Rural o professor e coordenador do núcleo de estudos daquele instituto, Frederico Campos Pereira, informou que junho será marcado por este evento que contará com importantes atividades educativas e ações evidenciando direitos junto ao Ministério Público local dentre outras proposições. “Em junho nós teremos aqui duas ações, duas atividades, uma delas será a semana do meio ambiente, onde nós teremos uma audiência pública com relação ao resíduo sólido que é um problema hoje nas cidades de grande, médio e pequeno porte e Picuí e região não fica diferente nessa problemática, então é uma audiência marcada pelo promotor Dr. Alcides o qual convocou também o Instituto para que pudesse proferir uma pequena palestra sobre alguns resultados que o Núcleo de Estudos em Agroecologia já tem, em parceria com a prefeitura de Picuí, que é o caso dos resíduos sólidos orgânicos, onde virou uma política pública, e a gente criou a fábrica de solos onde a gente transforma as podas urbanas e os cocos de lanchonetes em composto orgânico, em biofertilizantes”, explica detalhando atividades diversas a acontecerem nos dia 06 e no dia 07.

Secretário de Agricultura da prefeitura local, José Ranieri Santos Ferreira justificou ser um trabalho continuado que envolve setor urbano e rural desde escolas, universidade e setor produtivo. Teremos um conjunto de atividades visando sensibilizar a sociedade em reafirmar as práticas agroecológicas dos agricultores e para fortalecer mais e dar mais liga ainda as parcerias institucionais no campo da agroecologia da região na produção agrícola familiar, porque a nossa parceria prefeitura, Ceop, a Afink em Araruna, o conjunto da articulação no semiárido e o IFPB, a partir do Núcleo de Estudos Agroecológicos, essa parceria tem dado muitos frutos e tem sido determinante para o fortalecimento da produção agrícola agroecológica, mas também para desenvolvimento de políticas públicas e fomento a agroecologia”, explica Ranieri Ferreira ao dialogar com o público ouvinte Programa Domingo Rural e Programa Esperança no Campo.

Ferreira garante que os três dias de evento estarão bem preenchidos com atividades de conhecimentos e tecnologias de convivências com o semiárido, mas evidencia as práticas com técnicas sobre a cultura do umbu e a audiência junto ao Ministério Público naquela municipalidade. “Todas as atividades são de extrema importância, o curso sobre enxertia de umbuzeiro que será ministrado por Severino Maciel será estratégico pra gente afirmar a cultura do umbuzeiro como uma lavoura a ser desenvolvida na região, agora a audiência pública sobre resíduos sólidos que vai ser puxada pelo Ministério Público do município de Picuí dando um chamamento à todas as prefeituras da região para desenvolver ações voltadas ao manejo sustentável dos resíduos sólidos é muito importante, ela é simbólica para esse momento porque todos nós estamos provocados a desenvolver formas sustentáveis menos impactantes de manejar os resíduos sólidos e em Picuí nós temos um programa desenvolvido pela gestão que deve servir de espelho para os demais prefeitos e prefeituras que é a coleta seletiva dos resíduos verdes dos cocos verdes, da poda de árvores da cidade e tudo isso está sendo transformado em adubos, produto que era lixo no passado e agora está sendo transformado em adubo, então nós temos o que mostrar já nessa audiência pública e esperamos que consigamos sensibilizar outras práticas dessas”, explica Ranieri ao dialogar com Domingo Rural e Esperança no Campo.

PROGRAMAÇÃO

05 de Junho (terça-feira)

15:00 horas – Audiência pública: Resíduos sólidos – questões de saúde pública e de impacto ambiental

LOCAL: Auditório Municipal “Djailma de Lima Vasconcelos”

Participação do Promotor de Justiça Dr. Alcides Leite de Amorim, representantes do IFPB e prefeitos dos municípios da região.

06 de Junho (quarta-feira)

08:30 horas – Palestra: O uso de agrotóxicos e sua ameaça aos pequenos produtores e ao meio ambiente

LOCAL: Miniauditório do IFPB

Palestrantes: MSc. Shirleide Alves Santos (UEPB – Lagoa Seca) e Professor Frederico Campos (IFPB – Picuí).

07 de Junho (quinta-feira)

8:30 horas – Curso sobre a Cultura do Umbuzeiro e prática de enxertias em Spandias (parte teórica) /

14:00 horas (parte prática)

LOCAL: Miniauditório do IFPB

Ministrantes: Ewerton Bronzeado (Engº Agrônomo e Especialista –  EMATER Campina Grande) e MSc. João Paulo (EMATER Cuité)

Parte prática: Sr. Severino de Moura Maciel (agricultor experimentador de Lagoa Seca)

Haverá distribuição de mudas enxertadas para os participantes.

Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Faça um comentário

Todos os campos obrigatórios são marcados como (requerida). Seu Endereço de e-mail não será publicado

Voltar para o topo