Parceira do Incra promove intercâmbio de três assentamentos durante festa da caprinocultura caririzeira

SR110615aAgricultores e agricultoras familiares de assentamentos da reforma agrária de três municípios da região Cariri e Baixo Paraíba participaram de um intercâmbio na cidade de Cabaceiras, Cariri Oriental, dentro das festividades da Festa do Bode Rei que aconteceu de 28 a 31 de maio naquela cidade.O intercâmbio aconteceu no dia 28 de maio(sábado), numa promoção da Coonap, Cooperativa de Trabalho Múltiplo de Apoio às Organizações de Autopromoção a partir de projetos financiados pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário via incra-PB.

Do intercâmbio participaram agricultores e agricultoras do Assentamento Cachoeira Grande, município de Aroeiras; Assentamento Novo Campo, município de Barra de São Miguel; e Assentamento Serra do Monte, município de Cabaceiras.

José Vital Pereira é agricultor residente no Assentamento Cachoeira Grande, participou do encontro e do Programa Domingo Rural falando sobre a importância do evento e do processo de aprendizado já que lá estavam expostos caprinos, ovinos e artesanatos fruto da produção da pecuária caprina e ovina local e regional dentre outros. “A avaliação é muito boa, é uma festa muito animada e gostei muito, somos desse assentamento lá e viemos aqui a convite da Coonap”, explica ao dialogar com nossa equipe Stúdio Rural e nosso público ouvinte.
Aquele agricultor explicou que o assentamento tem proporcionado melhor qualidade de vida e falou sobre um novo investimento através da Unidade Demonstrativa do Programa Água Doce, financiado pelo Ministério do Meio Ambiente em parceria com diversas instituições e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social(BNDES). “O que mais me chamou a atenção foi o crescimento da cidade, porque eu estive aqui há uns vinte anos atrás e era muito atrasado, agora hoje eu achei muito adiantada” explica ao dialogar com nosso público ouvinte 590 kHz em parceria.Agricultor residente no Assentamento Serra do Mente, Gerônimo Sampaio de Arruda é parte integrante do grupo social a trocar experiências durante a festa expositiva e ao conversar com nosso público ouvinte fala sobre a importância do evento e sobre o trabalho que a cooperativa vem fazendo junto aquele assentamento rural na perspectiva de fortalecer a caprinovinocultura no contexto da diversidade produtiva. “A avaliação que faço é boa, graças à Deus, apesar de a gente está numa região muito seca do semiárido, do Cariri Oriental, mas é uma das alternativas que o homem do campo tem que investir é na criação de caprinos e ovinos e essa festa aqui tem trazido lucro, não só para o município, mas para os criadores de todo o município e municípios vizinhos”, explica dizendo que a cada dia a agricultura familiar daquele assentamento está mais convicta da diversidade de produtos possíveis a partir da caprinovinocultura. “Gosto de criar cabra e criar bode, vivo de criação para corte e também para leite onde o leite a mais tempo a gente vem investindo e agora na criação de corte já que temos que fazer as duas coisas pra valorizar a carne e o couro que é o potencial para o artesanato de nosso município e região”.

Entrevistado por nossa equipe 590 e parceiras, o presidente da Coonap, Jonas Marques de Araújo Neto disse que a tendência será intensificar o processo de intercâmbio como forma de compartilhar conhecimentos. “O Assentamento Cachoeira Grande promete muito, Cachoeira Grande está dando um exemplo do que é fazer um trabalho que oferece a recompensa financeira sem ter que usar o agrotóxico” explica e assegura que são diversos os assentamentos trabalhados que passarão, inclusive, a abastecer a feira agroecológica da reforma agrária que acontece todas as manhãs das quintas-feiras, na Praça Clementino Procópio, Centro de Campina Grande.
Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural
Compartilhe se gostou

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top