SR180918a

UFCG Sumé oferece curso prático sobre delícias do umbu para famílias agricultoras do município

SR180918aA UFCG de Sumé realizou uma capacitação para agricultoras e agricultores assentados da reforma agrária daquele município sobre como fazer deliciosas comidas a partir da polpa do umbu ainda da safra 2018.

O evento aconteceu no último dia 10, no laboratório daquela universidade e, conforme a professora técnica em laboratório, Carla Mailde Feitosa Santa Cruz, a capacitação foi oferecida durante todo o dia da segunda-feira naquele campus universitário e objetivou agregar valor ao trabalho que as famílias já desenvolvem na cultura do umbu para a segurança alimentar da família. “Essa capacitação se destinou aos agricultores extrativistas do umbu aqui da região do Cariri paraibano, que recentemente formaram uma associação com nome de fantasia de Carimbu que é Umbu do Cariri onde os agricultores vêm trabalhando no extrativismo. Então, nós estivemos no laboratório de alimentos da universidade UFCG de Sumé participando dessa capacitação pra eles, com os bons tratos de fabricação para o serviço de alimentação, com o objetivo de obter alimentos higienizados de forma segura para o consumidor e em beneficiamento dos derivados do umbu, nós estivemos fazendo mouse, umbuzada e geleia, essa produção destinou-se para eles participarem de uma feira que vai ocorrer em São Sebastião do Umbuzeiro”, explica Carla Mailde ao dialogar com nosso público ouvinte Domingo Rural.

Carla explicou tratar-se de ações continuadas por parta da universidade junto a agricultura familiar dos municípios da região e garante que pouco a pouco aquela casa vai desenvolvendo seu trabalho de extensão junto aos coletivos daquela região caririzeira. “Esse projeto que é um projeto de extensão chamado umbu do Cariri vem sendo desenvolvido desde 2015 com aquela comunidade e esse ano nós tivemos aumento no número de famílias e de produção onde eles conseguiram vender seis toneladas de umbu in natura e muitos derivados”, explica em parte de sua entrevista no Stúdio Rural.

Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Faça um comentário

Todos os campos obrigatórios são marcados como (requerida). Seu Endereço de e-mail não será publicado

Voltar para o topo