Agricultores de Alcantil participam de capacitação sobre fabricação de biofertilizantes e bioinseticidas

Famílias agricultoras do município de Alcantil contempladas no Programa Uma Terra e Duas Águas participaram de uma capacitação de como fazer, de forma natural, os produtos biofertilizantes e bioinseticidas com insumos, em sua grande maioria produzidos nas unidades familiares de produção. A capacitação aconteceu na comunidade Sítio Recanto de Alcantil, foi ofertada pela Unidade Gestora PATAC em parceira com o CASACO e contou com a participação das famílias agricultoras das comunidades Raposa, Recanto, Serra Bonita e Lagoa de Pedra e faz parte das ações do P1+2 que é financiado pelo Ministério do Meio Ambiente e Combate a Fome.

Domingo Rural compareceu ao local e conversou com o agricultor familiar, Josinaldo José de Lima, agricultor na comunidade Recanto, dono da propriedade rural onde foi ofertada a capacitação. Ele informou que está com a unidade produtiva em pleno desenvolvimento em razão do processo de estruturação com os recursos do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome dentre outros ações conquistadas com as entidades da ASA. Ao contatar com os ouvintes do Programa Domingo Rural ele falou sobre a reunião, sobre o aprendizado e sobre as transformações na propriedade familiar. “Rapaz, pra mim é elogio porque eles vêm aprender com a gente e agente muito mais com eles, isso é uma experiência que a gente tem com eles e eles com a gente e a gente deve aproveitar muito, tirar as dúvidas que a gente tenha, porque você sabe: a gente trabalha no sítio, tem vez que a gente trabalha errado, eu mesmo quando cheguei aqui isso aqui não tinha nada, vai fazer quatro anos que estou morando aqui e já tem isso aqui que fui o que fiz depois que cheguei aqui”, explica o agricultor ao mostrar ao Domingo Rural as ações já trabalhadas na unidade produtiva, garantindo que com o apoio do Governo Federal através das entidades PATAC e CASACO, em breve aquela unidade produtiva estará com ações significativas a sustentabilidade da família.

Maria do Socorro Silva de Sales é agricultora em Lagoa de Pedra, é mobilizadora social junto ao CASACO e PATAC e falou aos ouvintes Domingo Rural sobre a reunião e fez um balanço dos avanços registrados naquele município. Ela também falou sobre a continuação do Projeto Uma Terra e Duas que, entre as atribuições, assuma a responsabilidade de capacitar as famílias agricultoras contempladas no Programa. “Estamos iniciando o processo agora de formação no sistema simplificado do ao redor de casa de como utilizar a água, então esse momento de formação que tivemos agora foi o sistema simplificado de irrigação de aproveitamento da água servida ao redor da casa. Então estamos iniciando esse processo de produção mesmo, onde as famílias vendo as práticas agroecológicas para a partir disso aí continuar trabalhando, aperfeiçoando cada vez mais seu arredor de casa com relação a produção, tanto das fruteiras como das hortaliças e dos próprios animais, então esse momento de capacitação está sendo muito importante porque eles estão descobrindo cada vez mais o que precisa melhorar e adaptar a cada propriedade dos agricultores aqui no município”.

Natanael Alves Gertrudes Júnior é mobilizador social e técnico agrícola do Pólo da Borborema, ele foi um dos repassadores de conhecimentos sobre os biofertilizantes e bioinseticidas e falou para nossos ouvintes sobre como fazer os produtos e sobre os resultados que as famílias agroecológicas do Território Agroecológico da Borborema estão alcançando. “A gente passou desde a serventia dos produtos naturais para o controle de pragas até o biofertilizante que é uma vitamina das plantas, também tem o composto orgânico que foi passado pelo nosso amigo Toinho”, relata aquele mobilizador garantindo que os produtos naturais têm apresentado resultados positivos na agricultura de toda a região do Brejo, do Agreste dentre outras regiões da Paraíba. Ele falou sobre como fazer o produto e lembrou que o mais importante é as famílias agricultoras estarem fazendo parte dos movimentos sociais da agricultura familiar agroecológica.

Antônio Carlos de Vasconcelos Albuquerque é técnico do PATAC, ensinou como desenvolver o processo de transformação dos materiais vegetais em materiais orgânicos e falou sobre os temas e conhecimentos repassados, dizendo que foi um momento de muito aprendizado para todas e todos os participantes daquele evento. “A gente estava repassando dentro de nossas experiências que a gente adquiriu com os agricultores formas de convivência e neste encontro principalmente em que a gente estava discutindo a questão da utilização da água para a produção, aí a gente repassou algumas técnicas de como utilizar água, por exemplo, você pode ver um composto, você pode dizer: rapaz, como é que o cara fala em economizar água fazendo composto orgânico? Você está diretamente economizando água porque você está fazendo um adubo para o solo ficar mais fofo e reter mais água e ter possibilidade de guardar, então é uma forma de melhor utilizar água para o plantio, eu acho que a gente repassou algumas coisas que não é novidade para os agricultores, apenas a gente puxa uma discussão pra cada um vir fazendo algumas coisas e com isso ele acrescentar e levar conhecimento para aplicar lá na sua propriedade”, explica Toinho.

Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Compartilhe se gostou

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top