Assentados paraibanos recebem capacitação sobre regularização de associações

Presidentes, tesoureiros e secretários de associações de trabalhadores rurais de 10 assentamentos da reforma agrária dos municípios de Pedras de Fogo e de São Miguel de Taipu, no Território da Cidadania Zona da Mata Sul, na Paraíba, participaram de uma capacitação sobre regularização contábil, financeira, jurídica e fiscal.

A capacitação foi promovida pela Consultoria e Planejamento de Projetos Agropecuários (Consplan), uma das entidades que prestam assessoria técnica e social a assentamentos do Incra-PB na Paraíba, foi destinada à segunda turma de assentamentos da região que recebe a capacitação e aconteceu na última quarta-feira(06/06).

A informação foi repassada pela assessora de comunicação do Incra-PB, Kalyandra Vaz, justificando que cerca de 25 assentados e representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Miguel de Taipu receberam orientações do técnico em contabilidade Jurandir de Aquino Neves, que já assessora associações de vários assentamentos da região, e de uma equipe multidisciplinar da Consplan, formada por engenheiro agrônomo, assistente social, veterinário e zootecnista. A ação foi realizada na sede do Sindicato, onde também foi servido um almoço para os participantes. “As lideranças receberam material didático e foram orientadas sobre como regularizar as associações, como manter em dia a contabilidade, como fazer prestação de contas e como elaborar as atas que devem acompanhar os projetos encaminhados aos órgãos públicos”, explica Vaz acrescentando que os participantes ainda puderam tirar dúvidas com relação aos órgãos e aos períodos em que estes devem ser procurados para a regularização das associações.

Vaz explicou que os assentados da reforma agrária só podem ter acesso a programas do Governo Federal e Estadual, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e o Cooperar (Estadual), se as associações que os representam estiverem regularizadas e em dia com suas dívidas e obrigações junto aos órgãos públicos.

Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Compartilhe se gostou

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top