Campina Grande sedia encontro estadual de agricultores experimentadores do semiárido paraibano

Durante a próxima quarta e quinta-feira( 26 e 27 /09) o município de Campina Grande sediará o 1º Encontro Estadual de Agricultoras e Agricultores Experimentadores do Semiárido Paraibano, no Day Camp Hotel Fazenda, localizado no sítio Lucas,em Campina Grande.

Segundo a assessora de comunicação do Centrac, Centro de Ação Cultural, Áurea Olimpia Figueiredo Rêgo, o evento está sendo promovido pela Articulação do Semi-Árido Paraibano (ASA-PB) e vai contar com a participação de cerca de 80 agricultores e agricultoras das oito microrregiões do estado nas quais a ASA Paraíba atua, técnicos e lideranças da ASA e membros de fóruns microrregionais além do presidente da Emater-PB e do secretário estadual do desenvolvimento da agropecuária e pesca.

Olímpia informou que o objetivo do evento é fortalecer o protagonismo das agricultoras e agricultores na construção de conhecimentos para a convivência com o semiárido e refletir sobre os avanços na contribuição e papel dos camponeses nos processos coletivos de produção e disseminação de inovações nessa área e que para o representante da AS-PTA, Luciano Silveira, o modelo de extensão rural vigente desqualifica os conhecimentos das famílias agricultoras, tirando o seu protagonismo na organização dos seus sistemas produtivos e na construção de projetos de desenvolvimento e que o evento tem a intenção de restaurar e fortalecer os acúmulos dessas famílias, dar visibilidade à capacidade de inovação das famílias agricultoras que são capazes de construir seus próprios projetos e que vêm lutando para as ações se reflitam nas políticas públicas. “Ainda segundo Luciano, a atividade também será um momento para formular propostas de políticas públicas com base nas metodologias de agricultores experimentadores nos processos de construção do conhecimento agroecológico em preparação para a 2ª Conferência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural, prevista para acontecer em abril de 2012”.

PROGRAMAÇÃO:
26 de outubro (quarta-feira)
08h às 09h – Acolhida dos/as participantes
10h30 – Mística de Abertura e Apresentação dos/as Participantes
09h – Abertura da exposição fotográfica
Apresentação da Programação e Objetivos do Encontro
12h – Almoço.
14h às 18h – Agricultoras e agricultores experimentadores: agentes da construção e da partilha do conhecimento para a convivência com o semiárido.
27 de outubro (quinta-feira)
08h – style=mso-spacerun: yes>  Papel das organizações na construção e socialização do conhecimento entre agricultoras e agricultores para a convivência com o semiárido.
12h30 – Almoço
14h às 18h – Territórios em disputa – trajetórias de inovação na afirmação da agricultura camponesa.
28 de outubro (sexta-feira)
8h – Construção e negociação de propostas de política para os serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) pública.
10h30 – Mística de Encerramento do Encontro
12h – Almoço.

Fonte : Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top