Canavieiros paraibanos iniciam preparo de solo para plantio da safra 2012/2013

Terminado os tratos culturais, os produtores canavieiros da Paraíba estão executando as primeiras etapas para o plantio da safra 2012/2013, calagem, preparação do solo e plantio.

A informação é da assessora da ASPLAN, Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (ASPLAN/PB), News Comunicação, justificando que, de acordo com presidente da entidade, Murilo Paraíso, todas as etapas dos tratos culturais devem ser realizadas com profissionalismo para não comprometer a produtividade da cana que será colhida a partir do entendimento de que todas as etapas são importantes e precisam ser feitas com planejamento e técnicas apropriadas para não afetar a produtividade e evitar o desperdício.

News informou que para Murilo, um dos pontos que merece especial atenção dos agricultores é o preparo do solo, que aliado a calagem é o alicerce do plantio e, tão importante quanto as outras fases, como a escolha das variedades de cana, adequadas a sua região e ao tipo do solo, o adubo, o herbicida e a utilização de defensivos, quando necessário.

Aquela assessoria informou que cerca de 20%, ou seja, 26.000 hectares do total de 130 mil/ha de plantio da cana na Paraíba são renovados a cada ano, a chamada “cana de renovação” e lembrou que atualmente, mais de 90% do cultivo da cana-de-açúcar é feita por pequenos e médios produtores no Estado da Paraíba, estado que o terceiro maior produtor de cana-de-açúcar do Nordeste ficando atrás apenas de Pernambuco e Alagoas.

Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top