Canavieiros paraibanos moem mais de 76% da safra 2009/2010

De acordo com dados do Departamento Técnico (Detec) da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan), os últimos números referentes a safra 2009/2010, apontam que já foram moídas 2.348.534 toneladas de cana-de-açúcar, algo em torno de 76% da produção dos associados a entidade e acionistas.

A informação é da assessora de comunicação da Asplan, relatando que desse montante já processado junto às unidades industriais do Estado, 1.542,168,18 toneladas o equivalente a 66% foram produzidas pelos mais de 1.500 fornecedores ligados à Asplan e as outras 806,365,83 toneladas, ou 34%, por acionistas de usinas. “O processo de moagem foi iniciado em julho e provavelmente será finalizado no início do mês de março”, explica News, acrescentando que de acordo com o presidente da Asplan, Raimundo Nonato Siqueira, em virtude do tranqüilo andamento da moagem e do pequeno quantitativo de matéria-prima ainda a ser processada, é bastante provável que essa safra não deverá atingir a estimativa de produção esperada que era de 3.515.700 toneladas de cana.

News informou que o geotecnólogo do Detec da Asplan, Thybério Luna, comentou os possíveis motivos da redução na safra 2009/2010 dos fornecedores de cana associados à entidade, explicando que essa queda pode ter sido ocasionada tanto em função da crise dos baixos preços da comercialização da produção dos fornecedores, nas safras anteriores, como a falta de recursos necessários para investir na produção que está sendo processada atualmente, a exemplo da dificuldade que eles tiveram na realização dos tratos culturais de maneira devida.

Ela informou ainda que a Paraíba detém a terceira maior produção de cana-de-açúcar do Nordeste, uma vez que produz mais que o Rio Grande do Norte, Bahia, Sergipe, Maranhão e Piauí, perdendo apenas para Alagoas e Pernambuco, que são tradicionalmente os maiores produtores da região. “O setor sucroalcooleiro paraibano gera cerca de 30 mil empregos diretos durante a entressafra e 40 mil em épocas de safra”.

Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Compartilhe se gostou

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top