Carros-Pipas e falta d´água na Paraíba: municípios do interior paraibano enfrentam falta d´água com cortes de carros-pipas

Famílias camponesas de diversos municípios do interior paraibano estão enfrentando problemas com o corte dos carros-pipas por parte do governo federal na relação com as gestões municipais.

Conforme componentes dos pipeiros paraibanos desde o início do ano a categoria vinha enfrentando problemas no recebimento dos recursos pelos trabalhos prestados o que vinha causando restrição no abastecimento de seus veículos em postos de gasolina, em oficinas e lojas de peças além de comprometimento na segurança alimentar desses trabalhadores.

Agora são dezenas de municípios enfrentando o problema com o corte definitivo que já vem afetando cadeias importantes da economia nas bases municipais além de comprometer a qualidade de vida das famílias camponesas que dependem desse recurso hídrico para sua permanência no meio rural. “Nós do sindicalismo rural paraibano estamos tomando conhecimento dessa situação dos carros-pipas em que alguns municípios foram excluídos do Programa de Abastecimento d´agua do governo federal, via Exército, através do carro-pipa em que um dos municípios excluídos que está na lista, segundo informações, é o município de Camalaú e, segundo informações, isso se deu por falta de envio de documentações pra Brasília para que lá eles pudessem prestar contas desse convênio que é muito importante por vir a somar para nossas ações estruturantes nos municípios”, justifica o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Camalaú, no Cariri Ocidental, Eduardo Bernardo da Silva, dizendo lamentar e pedir urgentes providências por parte dos responsáveis.

Diversos Blogs e portais paraibanos deram visibilidade ao tema que tem provocado entraves negativos na vida dos pipeiros e suas famílias com o conjunto de seus compromissos para a execução do trabalho junto ao programa, entraves nas economias e mercados locais além de negativos impactos na base com as famílias agricultoras que passam a sofrer restrições com a falta do precioso líquido. “A informação foi repassada aos coordenadores do programa e aos prefeitos dos municípios, via comunicado, pelo Tenente Da Silva, do 1° Grupamento de Engenharia do Exército”, evidencia o portal do Heleno Lima.

Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Compartilhe se gostou

2 Comentários

  1. Ivanildo Pereira Dantas -  30 de junho de 2024 - 16:01

    Tô viajando hoje a Brasília e no.período 01.a 04/07, estaremos participando de discussões sobre Políticas Públicas, também vou participar do lançamento do Plano Garantia Safra da Agricultura Familiar. Irei me informar noa setores competentes sobre o atraso , de recursos da operação carros pipas. Darei um retorno

    Responder
  2. Sergio poian -  30 de junho de 2024 - 17:43

    E a transposição ? Serviu para nada ? Só gasto desnecessário

    Responder

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top