Componente da Comissão de cultivos agroecológicos afirma que 2011 fecha com resultados positivos

black; Calibri; mso-bidi-font-family: minor-latin mso-hansi-theme-font: minor-latin; mso-ascii-theme-font: mso-hansi-font-family: mso-ascii-font-family: Arial;>As atividades rurais desenvolvidas pelas famílias de agricultores e agricultoras agroecológicos do Compartimento da Borborema fecha o ano de 2011 com resultados positivos já que além de estarem enriquecidas com as tecnologias adaptadas a nossa região, estão a cada dia com os produtos mais próximos dos consumidores através dos espaços e feiras agroecológicas espalhadas pelas cidades diversas de todo o compartimento e em cidades de microrregiões.

black; Calibri; mso-bidi-font-family: minor-latin mso-hansi-theme-font: minor-latin; mso-ascii-theme-font: mso-hansi-font-family: mso-ascii-font-family: Arial;>A afirmativa é do coordenador da comissão de cultivos agroecológicos do Pólo da Borborema e diretor do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município de Remígio, no Curimataú, Francisco Antonino da Silva, Chiquinho(foto).

black; Calibri; mso-bidi-font-family: minor-latin mso-hansi-theme-font: minor-latin; mso-ascii-theme-font: mso-hansi-font-family: mso-ascii-font-family: Arial;>Ele conversou com nossa equipe e, ao participar de recente Programa Universo Rural e no Programa Domingo Rural do último dia 11 faz um balanço das ações 2011 garantindo que em todo o Compartimento da Borborema são oito feiras agroecológicas com ampla oferta, especialmente neste ano que foi de muito inverno o que fez com que a produção se ampliasse durante todos os meses. “Eu quero confessar a você que esse foi um ano que se produziu bastante porque choveu bem, teve bastante frutas, verduras e legumes com vontade e nas feiras teve um bom sucesso, só que nós precisaríamos de mais variedade de produtos porque o pessoal produz quase as mesmas culturas”, explica o líder mobilizador dizendo que no próximo ano essas estratégias serão melhor trabalhas.

black; Calibri; mso-bidi-font-family: minor-latin mso-hansi-theme-font: minor-latin; mso-ascii-theme-font: mso-hansi-font-family: mso-ascii-font-family: Arial;>Chiquinho é da opinião de que a tendência é de ampliação na produção e na produtividade já que diversas ações estão sendo implementadas nas unidades familiares produtivas a exemplo das ações style=mso-bidi-font-family: Calibri; minor-latin mso-hansi-theme-font: minor-latin; mso-ascii-theme-font: mso-hansi-font-family: mso-ascii-font-family: Arial;>do Programa Agroecologia na Borborema que teve patrocínio da Petrobrás através do Programa Petrobrás Ambiental num assessoramento da AS-PTA e que tem proporcionado melhor capacidade produtiva a diversas famílias experimentadoras da região. “Agora está surgindo nos programas sociais a cisterna calçadão que é uma possibilidade da dona de casa em volta de sua casa ter água para produzir, já tem gente e La em Remígio mesmo meu município, nós temos 24 cisternas calçadão e já tem mulheres produzindo e de vagarzinho já tem produtos irrigados com a água que tem nas cisternas calçadão”, exemplifica dizendo que a tendência é de ampliação.

style=mso-bidi-font-family: Calibri; minor-latin mso-hansi-theme-font: minor-latin; mso-ascii-theme-font: mso-hansi-font-family: mso-ascii-font-family: Arial;>Ele informou que o maior objetivo das famílias agricultoras e das entidades é trabalhar a produção agroecológica e buscar a cada dia a adesão das famílias consumidoras nos diversos espaços e mercados. “Nosso objetivo é produzir alimentos de primeira qualidade, alimento sadio, alimento sem agrotóxicos. Pra você ter uma idéia, esse ano mesmo nós produzimos quase duas toneladas de batatinhas de forma agroecológica onde se pensava que só se produzia batatinha usando agrotóxicos ou os produtos químicos. Nada disso. Nossos agricultores adquiriram uma semente de batatinha com quatro tipo de batatinha e produzam batatinha de boa qualidade e a tendência é nós termos produtos mais diversificados como por exemplo a batatinha chegando agora agroecológica”, comemora em tom de prestação de contas ao nosso público ouvinte.

black; Calibri; mso-bidi-font-family: minor-latin mso-hansi-theme-font: minor-latin; mso-ascii-theme-font: mso-hansi-font-family: mso-ascii-font-family: Arial;>Fonte : Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top