Cooperativas do Incra e assentados na PB executam trabalho de vacinação contra aftosa

Agricultores e agricultoras assentadas da reforma agrária na Paraíba estão vacinando seus próprios rebanhos a partir da assessoria das entidades que prestam assistência técnica via Incra e que estão qualificadas para o trabalho de combate a febre aftosa com isso contribuindo para que alcance o máximo no índice de vacinação no estado.

Segundo o assessor de comunicação do Incra, Jaimaci Martins, no mês de maio, quando a Paraíba realizou a primeira etapa da campanha de vacinação contra a doença em 2013, nove assentamentos do Sertão e do Cariri, assistidos pela Cooptera, Cooperativa de Prestação de Serviços Técnicos da Reforma Agrária da Paraíba (foto), receberam oficinas de qualificação sobre a febre aftosa e ações de vacinação assistida quando foram vacinadas 1.191 cabeças de gado nos assentamentos atendidos.

Martins informou que nas oficinas, os assentados receberam informações sobre a doença, os meios de contágio e os métodos de prevenção, sobre a forma correta de conservação e aplicação da dose da vacina nos animais contemplando os seguintes assentamentos: Ananias Pereira (Conceição), Mata Verde (Diamante), Tubarão (São José do Bonfim), Campo Comprido (Patos), José Moreira da Silva (Taperoá), Nossa Senhora Aparecida II (São Mamede), São Vicente (Várzea), Nova Conquista I (Condado) e Nova Vida I (Aparecida).

Aquele assessor explicou que de acordo com o veterinário da Cooptera, José Adriano da Costa, as oficinas tiveram como objetivo capacitar os assentados para que eles possam aplicar as técnicas de controle da doença em suas atividades diárias. “Para Cleofas Caju, superintendente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) na Paraíba, as entidades que atuam nos assentamentos do estado estão realizando um trabalho sério em conjunto com os assentados para garantir a sanidade do rebanho”, explica Jaimaci.

Fonte: Stúdio Rural / Programa Universo Rural

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top