Direção da Asplan confirma presença para lançamento do programa de distribuição de cana semente em Areia

A diretoria da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan) vai participar do lançamento do Programa de Distribuição de Cana-Semente, que acontece nesta sexta-feira (02/08), às 10h, no Hotel Triunfo, na cidade de Areia (PB).

style=mso-bidi-font-family: arial=\>Segundo a assessora de comunicação daquela entidade, News Comunicação, trata-se de uma iniciativa do Governo do Estado da Paraíba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), com o objetivo de impulsionar a revitalização da atividade de canavieira no estado, em especial nas regiões do Brejo e do Litoral, que foi abalada pela pior seca dos últimos 50 anos.

style=mso-bidi-font-family: arial=\>Aquela assessoria explicou que o Governo da Paraíba vai investir R$ 3 milhões pelo Funcep e assegurar a distribuição de 9816 toneladas de cana semente de três variedades diferentes já conhecidas e aprovadas pelos produtores da Paraíba: a RB 92-579 e a RB 86 – 7515, que são plantas que se adaptam bem ao clima e solo da região, beneficiando 818 agricultores familiares e que serão priorizados os pequenos produtores, os fornecedores de cana dos engenhos do Brejo paraibano e os produtores pertencentes à Agricultura Familiar.

style=mso-bidi-font-family: arial=\>Aquela assessoria informou ainda que, segundo o Secretário Executivo de Estado da Agricultura, Rômulo Montenegro(foto), a ideia do projeto é distribuir 12 toneladas de cana para cada produtor selecionado conforme a avaliação técnica da própria Sedap e entidades a ela vinculadas. “A quantidade, de acordo com Rômulo, é satisfatória para que cada produtor possa plantar agora e depois ainda devolver as 12 toneladas na próxima safra”, explica aquela assessoria.

style=mso-bidi-font-family: arial=\>A assessoria daquela entidade canavieira explicou que, de acordo com o presidente da Asplan, Murilo Paraíso, o projeto é fruto de uma solicitação feita pela associação, durante uma audiência com o governador, Ricardo Coutinho, no ano passado e que, diante da situação desesperadora dos produtores de cana, que perderam grande parte da produção no período de seca, foi pedido ajuda ao Governo do Estado, que atendeu o pleito.

style=mso-bidi-font-family: arial=\>Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Compartilhe se gostou

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top