Emater vence chamada para prestar serviços de ATER no Rio Grande do Norte

A Emater-RN venceu, no Rio Grande do Norte, a concorrência da primeira chamada pública voltada para o desenvolvimento de sistemas sustentáveis de produção na agricultura familiar.

A informação é da assessora de comunicação daquela empresa, Luciana de Oliveira, justificando que o resultado da chamada pública SAF/ATER nº 10/2012 foi divulgado no dia 22 de novembro, pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e, em nível nacional, selecionou 31 entidades que prestarão esse serviço, beneficiando no país 60 mil agricultores familiares distribuídos entre as 27 unidades da federação. “No Rio Grande do Norte, a Emater-RN concorreu com outras instituições que também prestam serviços de Ater, mas saiu vencedora por atender a todos os critérios exigidos pelo MDA, nessa chamada pública, no que diz respeito à equipe técnica, estrutura, metodologia e conhecimentos na área”, explica Oliveira ao dialogar com Stúdio Rural.

A chamada pública, segundo aquela assessora, tem o objetivo de prestar os serviços de Ater para agricultores e agricultoras familiares envolvendo itens como planejamento, execução e avaliação de atividades individuais e coletivas, para aprimorar o desenvolvimento sustentável das Unidades de Produção Familiar. “Segundo o secretário da Agricultura Familiar do MDA, Valter Bianchini, os trabalhos envolvidos nessa chamada pública resultarão na adequação, a cada ano, da redução do uso de agrotóxicos nessas propriedades, garantindo um melhor manejo dos solos, redesenhando sistemas de produção mais diversificados e potencializando o mercado”, argumenta aquela assessora.

Luciana de Oliveira explicou que o serviço abrangerá 13 municípios inseridos nos territórios do Mato Grande, Assu/Mossoró e Sertão do Apodi, sendo eles: Touros, Rio do Fogo, São Miguel do Gostoso, Pureza, Ceará-Mirim, Serra do Mel, Mossoró, Apodi, Caraúbas, Upanema, Ipangaçu, Alto do Rodrigues e Assu e que no total, serão beneficiados 1.200 agricultores familiares. “Outra chamada pública em que a Emater-RN saiu vencedora, no Rio Grande do Norte, possui como foco famílias rurais em situação de extrema pobreza, no âmbito do Plano Brasil Sem Miséria”, explica detalhando as informações que foram evidenciadas no Programa Domingo Rural da Rádio Serrana de Araruna AM 590 kHz e Rádio Bonsucesso de Pombal AM 1180 kHz.

Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top