Entidades de Santa Cecília desenvolvem conferência municipal de desenvolvimento rural sustentável

Santa Cecília, município pertencente ao Território do Vale do Paraíba, organizou na última terça-feira(09/07) sua primeira Conferência de Desenvolvimento Rural Sustentável, evento que contou com a participação de dezenas de agricultores e representações da agricultura familiar do município integrantes do CMDRS (Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável), representantes da Câmara dos vereadores, Secretários Municipais de Agricultura e Ação Social, Funcionários da EMATER-PB e diretores do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais.

Segundo o assessor técnico da Emater de Santa cecília, Ailton Francisco dos Santos, o evento foi organizado pela Emater em parceria com a prefeitura municipal onde os participantes criaram e discutiram, através de grupos, diversas propostas que foram votadas pela plenária e serão encaminhadas para a Conferência Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário que acontecerá na cidade do Ingá dia 19 de julho.

Ele explica que as propostas criadas, discutidas e aprovadas levaram em consideração os eixos temáticos da Conferência Nacional que são: Desenvolvimento Socioeconômico e Ambiental do Brasil Rural e Fortalecimento da Agricultura Familiar e Agroecologia; 2. Reforma Agrária e Democratização do Acesso à Terra e aos Recursos Naturais; 3. Abordagem Territorial como Estratégia de Desenvolvimento Rural e Promoção da Qualidade de Vida; 4. Gestão e Participação Social; 5. Autonomia das Mulheres Rurais; 6. Autonomia e Emancipação da Juventude Rural; 7. Promoção do Etnodesenvolvimento.

Ailton explicou que todas as propostas aprovadas pela plenária além de serem levadas para apreciação na Conferência Territorial, serviram de base para a criação do Plano Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável que será elaborado pela EMATER-PB em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e o CMDRS e que ao final do evento foram escolhidos dez delegados que irão representar o município na Conferência Territorial, sendo 3 do poder público e 7 da sociedade civil organizada, dentre os delegados existem 3 jovens e 5 mulheres.

Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Compartilhe se gostou

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top