Entidades realizam Conferência Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável do Cariri Oriental

Entidades da agricultura e pecuária do Cariri Oriental participaram da Conferência Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário daquele território discutindo ações e colocando no papel propostas para que sejam levadas para a estadual que acontece durante os dias 28 e 29 deste mês e para a Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário que acontecerá em Brasília no mês de outubro.
O assessor daquele território, Armistrong de Araújo Souto, Ringo, disse da importância do evento foi trabalhado dentro de um cronograma de propostas com participação das representações municipais que levarão para a conferência estadual com propostas de desenvolvimento de território na lógica de discussão das representações municipais em sintonia com as entidades de governo e da sociedade civil. “Eu vejo de maneira muito positiva, estamos a poucos momentos de construir o nosso plano nacional de desenvolvimento rural integrando todas essas políticas num documento que se pensa daqui a 20 ou 25 anos para o desenvolvimento do país como um todo. Isso é um processo histórico, o Brasil está dando um salto de qualidade na forma de propor solução para os seus problemas de maneira organizada e racional”, explica aquele articulador dizendo que os territórios estarão fortes na estadual e na conferência nacional.

A Coapecal, Cooperativa Agropecuária do Cariri, esteve presente representada pelo diretor Laudemiro Lopes de Figueiredo Filho, Miro, que, entrevistado por nossa equipe, falou sobre o porque aquela empresa cooperada tem estado sempre presente no processo de organização territorial. “Porque estamos inseridos no Cariri, nosso espaço geográfico é o Cariri, a maioria dos produtores cooperados nossos estão erradicados no Cariri e aqui temos que estar presentes para discutir os problemas e propostas que apontem para o desenvolvimento do nosso Cariri, daí o motivo da gente participar do fórum porque somos Cariri e estamos lutando pra construir um Cariri do jeito que a gente quer, um Cariri sustentável, um Cariri aonde o homem do campo fixem suas raízes e promova seu desenvolvimento aqui”.

Antônio Ferreira Filho é assessor da Emater-PB, participou do encontro e falou com nossa equipe sobre o conjunto das atividades desenvolvidas na discussão do desenvolvimento rural sustentável. “Aqui no Cariri Oriental a avaliação é bastante positiva, atendeu os critérios da conferência, os debates foram riquíssimos, os quatro grupos de trabalhos realmente incorporaram o espírito da conferência e trouxeram contribuições valiosíssimas”, explica Ferreira dizendo que as propostas vêm das discussões desenvolvidas durante as conferências municipais e reuniões ampliadas.

Ranyfábio Cavalcante de Macedo é representante do Ministério do Desenvolvimento Rural e, ao dialogar com Stúdio Rural, explicou que até aquela quinta-feira(08/08) cercas de 11 conferências já haviam acontecidas e as demais aconteceriam no decorrer desta semana e garantiu que todos os territórios do estado estão tendo um bom rendimento já com conta com maciça participação da sociedade civil e governos. “É um processo muito rico de discussão, de sugestão de várias preposições dentro do tema de desenvolvimento rural sustentável e solidário e nós acreditamos que vamos construir o Brasil rural cada vez melhor, com gente e com gente cada vez melhor do jeito que a gente quer para o futuro”, explica Macedo enfatizando que a conferência estadual acontecerá durante os dias 28 e 29 de agosto, em João Pessoa.

Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top