Escolas públicas no Rio Grande do Norte são capacitadas sobre educação alimentar

Coordenadores escolares e merendeiras das redes públicas estadual e municipal de ensino e agricultores familiares participam de um Curso de Formação de Multiplicadores Sociais de Educação Alimentar e Nutricional, capacitação realizada da última terça-feira (04) até a sexta-feira(07) prossegue até amanhã (7) na Escola Estadual Dr. Manoel Villaça, bairro de Lagoa Nova num patrocínio do Governo do Estado, através da Emater-RN, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

Para a assessoria da Emater-RN, essa é mais uma ação do Projeto de Educação Alimentar e Nutricional para Famílias do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e constou de aulas teóricas e práticas, abordando os seguintes temas: Introdução e importância dos métodos e técnicas de aproveitamento de alimentos, Pirâmide alimentar (grupos alimentares e as necessidades nutricionais diárias do ser humano), Saúde e prevenção de doenças através de alimentos, Higienização de alimentos e Manipulação de alimentos com base em produtos de hortas. “Segundo a coordenadora do evento, pedagoga da Emater-RN, Nísia Cordeiro, o objetivo é capacitar multiplicadores sociais sobre educação alimentar e nutricional, além da orientar sobre as formas corretas da manipulação de frutas, legumes e folhagens”, explica a assessoria daquela instituição, acrescentando que a ação visa, também, garantir a auto sustentabilidade na produção de hortaliças para grupos envolvidos promovendo a cidadania e elevando o nível de qualidade de vida.

Aquela assessoria informou também que trata-se da segunda capacitação realizada, este ano, para as comunidades escolares e mais duas estão programadas para as próximas semanas. “Durante os cursos os treinandos aprendem a preparar alimentos das hortas e que serão consumidos na merenda escolar, tais como: sucos, tortas, bolos e biscoitos”.

Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Compartilhe se gostou

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top