Estudo da Conab prevê benefícios nas lavouras de milho em razão das chuvas registradas

Estudo realizado pelos técnicos de geotecnologia da Conab, divulgado na última sexta-feira (05/03), prevê beneficio para algumas culturas agrícolas na região Sul, graças às chuvas com incidência acima da média que vai deste mês até maio.

A informação é do assessor daquela companhia, Raimundo Estevam, justificando que o milho 2ª safra é um dos favorecidos, especialmente no Paraná e no Mato Grosso do Sul, revelando que as informações fazem parte do segundo prognóstico Agroclimático, disponível no site.

Ao contatar com Domingo Rural aquele assessor informou que o boletim se baseia em dados meteorológicos oficiais, como do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), e tem como objetivo traçar a evolução e os efeitos do clima durante este período sobre as culturas de inverno e outras, como feijão, mamona e cana-de-açúcar. “Segundo o técnico Tarsis Piffer, além do milho 2ª safra (safrinha), cujo plantio e desenvolvimento vem ocorrendo nos estados do Sul, style=mso-spacerun: yes>  feijão 2ª safra, citrus, cana-de-açúcar e soja serão também favorecidos no período”, revela.

Ele informou ainda que o estudo considera também a necessidade dos tratos culturais, a condição atual das lavouras e os riscos diante de pragas e doenças e que são atribuídos, em cada caso, graus de impactos climáticos que variam de severidade alta (-3) a muito favorável (+3), por Mesorregião estadual.

Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Compartilhe se gostou

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top