Federação da agricultura familiar realiza congresso em Sapé no mês de julho

A Fetraf, Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar do Estado da Paraíba vai realizar durante os dias 02 e 03 de julho, em Sapé, o II Congresso da Federação quando será discutido políticas públicas e ações de interesse do segmento sindical aqui do Estado da Paraíba.

Ednaldo Leite Pereira(foto) é presidente daquela federação, participou do Programa Universo Rural da última sexta-feira(31/05) e no Programa Domingo Rural deste domingo(02/06) e falou sobre o congresso e as atividades que acontecerão durante os dias de evento. “Lá nesse congresso nós vamos discutir todas as políticas públicas referentes ao governo federal, governo do estado e aos municípios”, explica Leite acrescentando que as conseqüências da seca 2012 serão também discutidas e que amplo debate será trabalhado. “No primeiro dia, dia 02, às 15 horas vai ser a abertura até às 18 horas; às 19:30 vai ser um debate sobre a reforma agrária. No dia 03 nós temos a primeira que vai ser com a assistência técnica em debate, a segunda mesa vai ser com a questão dos créditos bancários e a terceira mesa vai ser habitação rural”, relata ao dialogar com o público ouvintes das emissoras parceiras.

A organização do segmento no estado da Paraíba é um dos temas a serem trabalhados durante o evento e segundo aquele presidente o movimento já está bastante ampliado e fortalecido em todas as microrregiões do estado. “Na Paraíba são 223 municípios, nós temos 85 municípios já com Sintraf construídos e temos mais 29 já construindo”, explica dizendo que esses sindicatos já tem claro quais as bandeiras a serem almejadas em favor da agricultura familiar de todo o estado. “A primeira bandeira é organizar os agricultores no município para acessar as políticas públicas, sem isso nós não vamos pra lugar nenhum, nós precisamos primeiro organizar os agricultores pra reivindicar seus direitos, a partir daí a gente faz um trabalho de conscientização e também que envolve todas as esferas da sociedade”, resume reafirmando acreditar ser um evento participativo. “Já está tudo pronto, inclusive com participação de membros do governo federal, do governo do estado e dos governos municipais e também da imprensa e já fazemos o convite a você”, explica ao dialogar com Stúdio Rural.

Fonte: Stúdio Rural / Programa Universo Rural

Compartilhe se gostou

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top