Governo pernambucano anuncia regularização para 100% das pequenas propriedades do Araripe

Nos próximos dois anos, o Sertão do Araripe será a primeira região do Estado a ter todas as pequenas propriedades rurais legalizadas. O primeiro passo nesse sentido foi dado no ultimo dia 03 pelo Instituto de Terras e Reforma Agrária de Pernambuco – ITERPE, com a realização de audiência pública de regularização fundiária envolvendo oito municípios da região (Bodocó, Exu, Granito, Ipubi, Moreilândia, Santa Cruz, Santa Filomena e Trindade).

Jaqueline Macêdo é assessora de comunicação da Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária pernambucana e. ao dialogar com Stúdio Rural, informou que as ações fazem parte do Programa “Terra legal Pernambuco”, que contam com o apoio do INCRA e da Secretaria Nacional de Reordenamento Agrário, órgão vinculado ao Ministério do Desenvolvimento Agrário.

Macêdo disse que a audiência aconteceu em Ouricuri e contou com a presença de Prefeitos, Vereadores, Secretários municipais de agricultura, Sindicalistas rurais, além de representantes de cartórios e conselhos de desenvolvimento da região.

Ela evidenciou que o Iterpe já realiza serviços de regularização fundiária nos municípios de Araripina e Ouricuri e que com a inserção de mais oito municípios nesses trabalhos, as pequenas propriedades da região serão completamente regularizadas garantindo a universalização da segurança jurídica das propriedades. “Em uma experiência inédita no Brasil, os títulos serão registrados em cartório pelo Governo de Pernambuco, garantindo a gratuidade do serviço para o agricultor”, explica aquela assessora.

Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Compartilhe se gostou

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top