MDA prorroga prazo para pagamento de boleto de adesão do Garantia Safra 2009/2010

O Ministério do Desenvolvimento Agrário(MDA) prorrogou o prazo até dia 15 de janeiro para os agricultores e agricultoras familiares inscritos no programa Garantia Safra 2009-2010 pagarem seus boletos e aderirem ao programa, boleto no valor de R$ 6,00 e que tinha prazo de pagamento até 31 de dezembro de 2009.

Segundo o consultor do Garantia Safra na Paraíba, Ranyfábio Cavalcante de Macêdo, os boletos são emitidos através do Sistema de Gerenciamento do Garantia Safra direto na página do programa (www.mda.gov.br) e a responsabilidade de sua emissão é do secretário municipal de agricultura, que deve emitir todos os boletos do município e distribuir com os agricultores que foram homologados pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável.

Em contato com a equipe do Programa Domingo Rural, Cavalcante informou que os secretários de agricultura devem imprimir a relação de todos os beneficiários e divulgar em lugares de maior circulação de pessoas e que tenha visibilidade para dar transparência ao programa e alertou para o município de Nova Olinda que tem 116 agricultores inscritos no programa e nenhum boleto bancário foi pago. “Os agricultores devem procurar o secretário de agricultura do município e solicitar os boletos para pagamento até dia 15 de janeiro”, relata Ranyfábio Cavalcante.

Já o delegado federal do desenvolvimento agrário do MDA na Paraíba, Marenilson Batista da Silva(foto), destaca que até a última segunda-feira, dia 04 de janeiro, 81.545 agricultores paraibanos já haviam pago seus boletos, o que representa um aproveitamento de 90% das 90 mil cotas ofertadas ao estado pelo programa e garante que é um resultado muito bom, mas que o desejo do MDA é atingir pelo menos os superar 93% atingidos na safra passada.

Ranyfábio informou ainda que para ter direito ao benefício, é preciso que o município tenha tido perdas acima de 50%, estejam com os aportes municipais em dia com o Fundo Garantia Safra e tenham enviado ao MDA no prazo estipulado o Comunicado de Ocorrência de Perdas – COP, acrescentando que o valor do benefício será de R$ 600,00 a partir dessa safra, 2009-2010.

Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Compartilhe se gostou

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top