Meteorologistas analisam perspectivas de chuvas para Litoral e Zona da Mata nordestina

O prognóstico de chuvas para os meses de junho, julho e agosto (principal período pluviométrico, em grande parte, do Litoral e Zona da Mata nordestina) será definida nesta quinta-feira (20/05).

Segundo informações repassadas pelo assessor de comunicação do Laboratório de Meteorologia de Pernambuco (Lamepe), Robério Coutinho, representantes dos centros estaduais de meteorologia da Região Nordeste, juntamente com os institutos federal da área, estão reunidos, a partir desta quarta-feira(19), em Aracajú (SE), a fim de realizar a previsão climática consensual para o período e que o Laboratório de Meteorologia de Pernambuco (Lamepe/Itep) vai divulgar o resultado na sexta-feira (21). “De acordo com a coordenadora do Lamepe/Itep, Francis Lacerda, a reunião tem o objetivo de atualizar o resultado da última previsão, que foi realizada no mês passado em Alagoas, e estabeleceu chuvas de normal a acima da média histórica para os meses de maio a julho”, relata aquele assessor ao dialogar com a equipe Stúdio Rural, explicando que na opinião de Francis, a atualização é necessária devido à mudança no comportamento da atmosfera.

Robério informou ainda que durante a 6ª Reunião de Análise Climática para o Setor Leste do Nordeste do Brasil, que está sendo realizada em Aracajú, além da previsão climática, os meteorologistas também participarão de palestra sobre os desafios da previsão do tempo no Brasil com palestra será ministrada pelo pesquisador Nelson Jesus Ferreira, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. “A fim de definirem a previsão climática dos diferentes setores da Região Nordeste, as reuniões de consenso entre os meteorologistas ocorrem anualmente no período de dezembro a julho”, explica aquele assessor, acrescentando que a cada mês a reunião é realizada em um estado diferente do Nordeste.

Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Compartilhe se gostou

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top