Paraíba e Rio Grande do Norte anunciam empenho para vacinação contra aftosa em novembro

A Emater dos estados da Paraíba e Rio Grande do Norte já estão em pleno trabalho de mobilização junto aos produtores rurais dos respectivos estados para que façam a vacinação de seus rebanhos durante todo o mês de novembro contra a febre aftosa.

Na Paraíba a Emater está mobilizando os seus técnicos e extensionistas para atuar na segunda etapa da campanha de vacinação contra e febre aftosa, que está sendo organizada pela divisão de Defesa Agropecuária Sedap.

Stúdio Rural conversou com o presidente da Emater no estado, Giovane Medeiros, que falou sobre as ações da empresa no estado e disse que a ação será trabalhada junto aos grandes, médios e pequenos criadores no sentido de que o estado alcance o status de livre da doença com vacinação. “A campanha da febre aftosa que está sendo iniciada segunda-feira próxima ela abrange todos os produtores e agricultores familiares do estado, então a Emater vai estar colaborando também com as grandes propriedades nesta ação”, explica.

No Rio Grande do Norte, extensionistas rurais da Emater-RN estão mobilizando os agricultores familiares de todas as regiões do estado para participarem nesta segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa, que começará na próxima segunda-feira, 31 de outubro.

Segundo o assessor da empresa de extensão potiguar, Antônio Sales, a abertura será às 9h, no Parque de Exposições Aristófanes Fernandes, município de Parnamirim e terá início no dia 1º de novembro e prossegue até o dia 30.

Sales informou que a primeira fase da imunização contra a febre aftosa aconteceu no Rio Grande do Norte durante todo o mês de maio, registrando quase 900 mil cabeças de gado da espécie bovina. “Atualmente, o estado está classificado como área de médio risco com vacinação. O objetivo é conseguir o status de zona livre da doença que atinge o gado bovino”, explica Sales ao dialogar com Stúdio Rural, acrescentando que após a vacinação, o criador tem acesso à Guia de Trânsito Animal (GTA), documento essencial para o transporte e comercialização do rebanho.

Ele disse, ainda, que o Governo do Estado, através da Emater-RN, disponibiliza 340 técnicos nos escritórios regionais e escritórios locais da instituição em todas as regiões do Rio Grande do Norte, num trabalho de conscientização que os extensionistas rurais realizam junto aos pequenos criadores, mostradas as vantagens proporcionadas com a vacinação. “Aqueles que não aderirem à campanha correm o risco de prejudicar toda a cadeia alimentar e outros segmentos sócio-econômicos do estado, como o turismo”, explica.

Fonte : Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Compartilhe se gostou

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top