Representante de Alcantil reclama falta de apoio do governo para território do Cariri Oriental

Os municípios do Cariri Oriental estão enfrentando problemas da seca igualmente aos diversos municípios do Semiárido nordestino, porém, recebendo tratamento diferenciado já que as ações do governo não estão chegando para socorro da agropecuária da região do Cariri.

O representante do Conselho Municipal de Desenvolvimento Regional de Alcantil e componente do Fórum do Cariri Oriental, Wendell José de Lima Melo(foto), disse que aquele território vem constatando falta der ações políticas especialmente para a sobrevivência da pecuária nesta seca que assola a região. “A gente que é do Cariri oriental estamos sendo assim como que se subjugado ou até descriminado poderia dizer em relação aos outros territórios, porque se fala em Cariri paraibano você se remete logo ao Cariri Ocidental e esquece do Cariri Oriental”, explica aquele representante dizendo que as entidades do território precisam se organizar e ir aos órgãos dos governos na busca de atitude e ações para aquele território rural a exemplo de políticas iguais para a pecuária a partir da ração dentre outras. “Nós estamos pedindo igualdade de ações, um exemplo claro é o projeto de distribuição da ração gratuita do governo do estado executado pela Secretaria de Infraestrutura do estado junto com a defesa Civil, eu não sei o que está acontecendo, é um projeto bom, mas não está chegando no ariri Oriental”, exemplifica citando como exemplo a realidade dos produtores de Alcantil e proximidades que estão sem recebimento das ações.

Ele informou que a quantidade de ração ofertada por produtor e a distância para ir em busca da ração tem feito com que os pecuaristas se desinteressem pelo produto em razão do custo para ir buscar, a burocracia para receber e ao tempo que o agricultor fica fora de suas atividades produtivas no meio rural. “O Estado tem que rever isso aí, o secretário da Infraestrutura Efraim Morais tem que ver que na Paraíba não só existe o Sertão, existe o Sertão, região de sertanejos aguerridos que estão prejudicados pela seca também, mas existe o Cariri Oriental, Cariri Ocidental e as outras regiões também que estão padecendo por conta da seca”, explica Wendell Lima dizendo que naquela microrregião já se perdeu mais de 40% do rebanho.

Lima lembrou que o Cariri tem uma importante bacia leiteira que está em risco. “Eu não sei porque isso está acontecendo, eu me pergunto, nos fóruns de discussão levanto esse questionamento, mas a ação não chega. Eu não sei porque isso está acontecendo, acredito que o nosso governador Ricardo Coutinho pode não ter conhecimento e eu falo hoje pra que isso chegue até ele que a gente não está pedindo um favor, não está pedindo nada demais, não está pedindo pra ele deixar a ração na porte de nossas casas não, o que a gente está pedindo é um ponto de distribuição, mais de um ponto de distribuição porque nossa região é grande”, conclama dizendo que o território espera por mais ações das diversas instâncias de governos.

Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top