Secretaria da agricultura potiguar e BNB celebram parceria para investimentos em cultura do caju no Oeste do estado
A Secretaria de Agricultura, da Pecuária e da Pesca do Rio Grande do Norte (SAPE), através do seu secretário Betinho Rosado, celebrou parceria com o Banco do Nordeste do Brasil (BNB) para investimentos na cultura do Caju no estado.
Segundo a assessoria da Emater-RN o projeto vai investir R$ 104.475,00 durante dois anos (2012 e 2013) junto aos agricultores familiares produtores de caju dos municípios de Mossoró, Serra do Mel, Areia Branca, Carnaubais e Assu.
Ao dialogar com Stúdio Rural, aquela assessoria informou que serão desenvolvidas as ações de diagnóstico da situação atual dos pomares de caju naquela região do RN, e investimentos em recuperação de cajueiros comuns, instalação e acompanhamento de viveiros de mudas e de Unidades Técnicas Demonstrativas (UTD). Dentre as principais metas do projeto está o aumento da produtividade média dos cajueiros de 350kg/ha para 500Kg/há ao final dos dois anos, explica ao dialogar com Stúdio Rural.
Aquela assessoria informou ainda que a região de Mossoró e Apodi concentram aproximadamente 80% da produção de caju do RN, cujos solos possuem uma alta aptidão para a cultura e acrescentou que o caju é o primeiro item agrícola da pauta de exportações do estado que é o segundo produtor de castanha de caju do país, sendo o primeiro o Ceará e o terceiro o Piauí.
Fonte : Stúdio Rural / Programa Domingo Rural
Deixe seu comentário