Viveiro de mudas inicia produção para reflorestamento em Alagoa Nova

O viveiro de mudas do município de Alagoa Nova, Brejo paraibano, iniciou o processo de produção de mudas para o fortalecimento da agricultura familiar das comunidades rurais daquele município em parceria com instituições comunitárias de outros municípios do Pólo da Borborema, tema que foi evidenciado no Programa Universo Rural da última terça-feira(25/01) via Rádio Bonsucesso de Pomabl, programa que vai ao ar das 17 às 18 horas de segunda a sexta-feira.

O projeto de produção é um trabalho desenvolvido pelas entidades do Pólo Sindical e das Entidades da Borborema através das AS-PTA, conta com o apoio da Petrobrás através do Programa Petrobrás Ambiental e, segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Alagoa Nova, Manoel Antônio de Oliveira, trata-se de um trabalho integrado que vem sendo intensificado em todo o Compartimento da Borborema e em Alagoa Nova o trabalho está sendo desenvolvido no Assentamento Geraldo, área rural que está bastante degradada fazendo com que o trabalho de reflorestamento se inicie por aquela unidade que comporta diversas famílias assentadas. Além disso, segundo ele, outras comunidades daquele e de outros municípios visinhos serão beneficiados pelas ações desse projeto. “Então está aí a situação dos invernos, as chuvas aqui é pouca, nós temos, nós estamos em pleno Brejo e nós temos aqui hoje chovendo a menos da média, faz anos que não chega nem á média. A média aqui no município é em torno de 1200 milímetros, tem chegado a 800 se arrastando, então a cada ano que passa vem diminuindo, um ano como esse que passou, 2010, teve 900 milímetros de chuva, mas de maneira descontrolada que não molhou a terra e nem fez água”, relata Nequinho, afirmando que o objetivo das entidades é reverter esse quadro com ações que permitam produção camponesa com sustentabilidade.

Severino dos Ramos de Oliveira é agricultor residente naquele assentamento e responsável pelo processo de produção das mudas e, ao conversar com Stúdio Rural, disse que a produção começou no mês de outubro e que as culturas estarão á disposição das famílias agricultores logo no início das chuvas deste ano 2011. Ao participar do Universo Rural, ele disse ser da opinião de que será preciso um esforço amplo para envolver as famílias no processo de reflorestamento consorciado na agricultura familiar já que ter as áreas arborizadas favorece o ciclo das águas na região. “Isso é muito bom, agora é que tem muita gente aqui que não entende disso que pra ele tanto faz ter mata como não ter, queimando com gás pra ele está bom demais, mas só que a gente aqui vive da lenha também”, explicou o agricultor ao se reportar ao processo de devastação que se deu em toda aquela região brejeira.

Fonte: Stúdio Rural / Programa Universo Rural

Compartilhe se gostou

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top