Instituto Federal desenvolve projeto com acerola junto a famílias agricultoras em Apodi

O projeto de extensão ‘Tecnologia para o cultivo de acerola no município de Apodi’, do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), vem promovendo a utilização da acerola como fonte de emprego, renda e desenvolvimento visando a promoção do desenvolvimento social, econômico e cultural de agricultores familiares daquele município do Oeste Potiguar, a 342 km de Natal.

A informação é da assessoria daquela instituição explicando que a ação produziu, doou e implementou 12 pomares de acerolas enxertadas de cultivares selecionadas com alta produtividade, distribuindo 40 mudas para cada uma das 12 famílias alcançadas pelo projeto.

Ainda conforme aquela assessoria, as cultivares de acerola que fazem parte do projeto têm um potencial de rendimento de 100 kg/planta/ano fazendo com que cada agricultor familiar contemplado obtenha uma produção de até quatro mil quilos de acerola por ano. “Contribuindo para o fortalecimento das políticas públicas de incentivo à agricultura familiar, o IFRN buscou parcerias com instituições de apoio aos agricultores. A Associação dos Agricultores do Sítio Rio Novo e a Cooperativa Potiguar de Apicultura e Desenvolvimento Rural Sustentável (Coopapi) firmaram cooperação com o Instituto por possuírem produção fiscalizada”, explica acrescentando que as instituições atuam dentro de um sistema de Boas Práticas de Fabricação (BPF), que assegura qualidade e padrões do sistema de alimentos seguros.

Aquela assessoria explica que o coordenador da atividade e servidor do IFRN, Thiago Azevedo de Oliveira, acredita que “o aumento do número de mudas doadas para cada família, a expansão do número de famílias beneficiadas no município e a capacitação na tecnologia do cultivo de acerola, no município de Apodi, podem fazer total diferença na geração de emprego, renda e desenvolvimento da cidade”.

Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural / IFRN

Compartilhe se gostou

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top