
Senai, Embrapa e parceiras promovem curso sobre qualidade do fio do algodão orgânico
Representações de entidades diversas e empresas do ramo da moda participaram de um curso sobre noções básicas de fiação, ação promovida pelo Senai João Pessoa, através do Instituto Senai Textil e Confecção, em evento que aconteceu no último dia 07 e contou com componentes da Embrapa, Empaer, SAFDSA, Procase, prefeituras, AS-PTA, empresárias do ramo da moda com algodão orgânico, dentre outras.
Pesquisador da Embrapa Algodão, Marenilson Batista explicou que a intenção do curso foi aproximar assessorias técnicas e empresárias do conceito que se tem da fiação, buscando o entendimento desde as características intrínsecas do fio, da fibra, e entendendo o que se deve fazer para que realmente esse fio seja um fio de qualidade, matéria-prima de qualidade, e também todo o processo de fiação, tecelagem, trabalhos com teares dentre outras. “Foi um curso bastante proveitoso, e a Embrapa e o Senai estão de portas abertas para que no futuro breve possamos ofertar essa possibilidade de conhecimento pra mais gente, de forma que quem produz a matéria-prima possa entender também a cadeia produtiva da fiação, malharia e tecelagem e, principalmente, entendendo a importância de classificação dessa plana, de forma que possa cada dia mais valorizar o produto e entender melhor qual vai ser o destino de cada tipo de pluma transformando em fios, na malha e no tecido plano”, explica Batista da Silva.
Batista explicou que a estrutura Senai, em João Pessoa, está bem aparelhada pra prestar um excelente e parceiro serviço à cadeia produtiva do algodão nas novas dinâmicas de produção e diz que esses encontros e capacitações fortalecem a capacidade de tomada de decisão por parte de quem vai plantar e quem vai comprar a produção algodoeira. “Com isso você te mais informações para a tomada de decisões, sabendo qual a cultivar que vai ser plantada, sabendo seu percentual de fibra, sabendo cumprimento de fibra e sabendo o que cada material desse pode proporcionar em termo de fio, se fio mais fino, se fio mais grosso, fio pra malharia, fio pra tecelagem”, exemplifica ao dialogar com o público ouvinte Stúdio Rural.
Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural
Deixe seu comentário