Embrapa e UnB promovem curso em técnicas avançadas para o controle biológico de pragas

A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia e a Universidade de Brasília – UnB promovem no período de 30 de março a 17 de abril de 2009, na Unidade da Embrapa em Brasília, o curso “Bases Bioquímicas e Moleculares do Controle Biológico de Insetos” voltado a estudantes de pós-graduação e profissionais que desenvolvem atividades nessa área.

Segundo a assessora de comunicação daquela unidade de pesquisas, Fernanda Diniz, estão sendo oferecidas 15 vagas, sendo 10 para a UnB e cinco para a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, acrescentando que os estudos de controle biológico de pragas já estão bem avançados no Brasil. “O país é, inclusive, o cenário do maior programa de controle biológico do mundo, com o uso do Baculovírus anticarsia, um inimigo natural da lagarta da soja em uma área de aproximadamente dois milhões de hectares”, relata Diniz exemplificando que a lagarta da soja (Anticarsia gemmatalis) é a principal praga dessa leguminosa em todas as regiões brasileiras.

Aquela assessora informou que além desse, outros avanços vêm sendo obtidos nesse campo, como o desenvolvimento de três inseticidas biológicos para controle de pragas agrícolas e mosquitos transmissores de doenças nos últimos cinco anos, complementando que esses produtos são capazes de controlar com muita eficiência os insetos-alvo, sem causar danos à saúde humana, de animais e ao meio ambiente. Diniz informou que mais informações sobre o programa, edital e inscrições podem ser obtidas no endereço: style=mso-spacerun: yes>  http://www.cenargen.embrapa.br/cursos.html ou ainda com Joaquim Nogueira pelo e-mail: catcurso@cenargen.embrapa.br e pelo telefone: 61 3448_4783.

Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Compartilhe se gostou

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top