
Catolé do Rocha sedia Simpósio sobre consciência negra com ênfase nos espaços de conquistas e desafios à população
O município de Catolé, através da gestão pública municipal e entidades parceiras, vai promover o II Simpósio da Consciência Negra em evento que acontecerá no Centro de Cultura Geraldo Vandré, em Catolé do Rocha, no próximo dia 18, tendo como tema central ‘Todos Somos Um’ e início previsto para às 08:00 horas da manhã, de forma presencial e virtual, e contará com participação de representantes das comunidades quilombolas de Catolé do Rocha, comunidades quilombolas vizinhas, de autoridades, além de abertura para a população por meio de redes sociais.
O evento terá início com participação do prefeito daquele município, representantes da Câmara de Vereadores, secretários municipais, Comissão de Combate ao Racismo e Discriminação Racial da OAB, representantes da UEPB, Campus IV; do IFPB, Campus Catolé do Rocha; dentre outras.
Como palestrante, o evento contará com a participação da especialista em Gestão Estratégica(UNIPÊ) e coordenadora do Colegiado de Desenvolvimento Territorial da Zona da Mata Norte da Paraíba, Márcia Dornelles, tratando o tema ‘O enfrentamento do racismo estrutural e institucional’.
Outro palestrante, analista da Embrapa Algodão, jornalista Dalmo Oliveira, discorrerá sobre o tema ‘Saúde da população negra com ênfase na Anemia Falciforme’.
A terceira palestra fica por conta do gerente operacional de Políticas de Ações Afirmativas SEMDH, membro fundador do Movimento Negro Raízes de Pombal e ONG/ CEMAR, José Ribeiro, compartilhando a temática ‘A superação do racismo e o mecanismo da garantia das Leis’.
José Amaro da Silva Neto é articulador das comunidades quilombolas no Alto Sertão da Paraíba, integrante da Coordenação Estadual CECNEQ e, ao dialogar com Stúdio Rural, explicou os objetivos do evento enquanto atividade continuada por inúmeras ações e movimentos na busca da melhor qualidade de vida das comunidades quilombolas e comunidades negras de todo o Sertão paraibano. “Esse ano estamos realizando em Catolé do Rocha, em alusão ao mês de novembro, mês da consciência negra que é comemorado no dia 20 de novembro”, explica detalhando o evento e falando sobre a ideia de fazer o evento em sintonia com a diversidade de entidades e gestores daquela região sertaneja.
Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural
Deixe seu comentário