Areia sedia Mostra Flores e Sabores no Brejo paraibano

A ADESMAF, Associação de Desenvolvimento Sustentável de Macacos e Furnas e entidades parceiras promoverá no dia 06 de dezembro próximo a II Mostra Flores e Sabores, evento que acontecerá no empreendimento Flores Vila Real e será espaço de exposição, comercialização, gastronomia com Pancs, oficinas de cultivos de flores e compostagem dentre outras ações in loco nos espaços de produção.

Conforme a diretora daquela associação, Maria das Dores dos Santos Lima, Maria Flores, o empreendimento consta de cerca de vinte famílias, cada uma com seu sistema produtivo fazendo parte da diversidade da agricultura familiar passando pelas ornamentais, outras com hortaliças, galinhas caipira, artesanato, jarros como instrumento agregador de valor as flores, dentre outras. “O objetivo é expor, comercializar não somente as flores, mas também todos os produtos de nossos associados e das comunidades adjacentes dentro de nossa parceria com a universidade, com a Empaer, com a prefeitura municipal e já estamos na segunda edição que é diferente por acontecer dentro da própria produção, quando nossos convidados chegarem lá vão poder ver nosso trabalho e será um dia muito produtivo para as pessoas que se interessam pela cadeia das flores”, explica aquela liderança.

Conforme Maria, no evento as pessoas vão perceber a diversidade de utilidades que têm as flores desde o processo de ornamentação, na alimentação, propriedades medicinais, dentre outras. “Um dos objetivos nossos é mostrar que a flor é uma alimentação como qualquer outra coisa como o feijão, a farinha, ou mesmo a mandioca, só é saber preparar e fazer”, relata justificando detalhes do que será compartilhado, inclusive a discussão prática do processo de preservação de sementes da floricultura familiar, dentre outras. “Vamos mostrar também o banco de sementes porque, assim como existe o banco de sementes da paixão com as sementes de milho, feijão e outros na agricultura familiar, nós também temos o nosso banco de sementes na produção de flores com espécies e variedades de flores e tudo isso vai ser mostrado como cultura para o bom desenvolvimento de nosso trabalho e ficarmos livres do controle das grandes empresas”.

Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Compartilhe se gostou

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top