Entidades vinculadas a ASA-PB realizam Seminário Estadual sobre Fundos Solidários
Agricultores experimentadores e entidades da agricultura familiar vinculados a ASA-PB, Articulação do Semiárido Paraibano estarão participando do Seminário Estadual Fundos Solidários: Gerando Riquezas e Sabores em evento que acontecerá na próxima terça-feira(07/04) no auditório de Extensão da UFCG com início para às 07 horas da manhã.
Segundo o representante do PATAC e integrante do Comitê Gestor, Waldir Cordeiro Costa, a expectativa é de um público de 200 pessoas num seminário que é promovido pelo Pólo da Borborema, Coletivo Cariri, Curimataú e Seridó, AS-PTA, Patac e Heifer e terá como objetivo a construção da visibilidade das experiências e o fortalecimento da Rede de Fundos Solidários da Articulação do Semiárido Paraibano. No estado, hoje são mais de 500 fundos rotativos funcionando em aproximadamente 100 municípios, explica.
Cordeiro informou que no semiárido brasileiro, as famílias agricultoras desenvolveram uma importante forma de organização social do trabalho agrícola baseada nas relações de reciprocidade e solidariedade, trabalho que foi resgatando e reforçando essa cultura de partilha e da economia da solidariedade que as dinâmicas que compõem a ASA Paraíba vêm disseminando novas práticas de cooperação e ajuda mútua, baseadas em construções comunitárias mais estruturadas de gestão coletiva de recursos para aquisição de bens e serviços, os Fundos Rotativos Solidários (FRS).
Ao contatar com Studio Rural Valdir informou que, o seminário contará com a participação do Comitê Gestor Ampliado do Programa de Apoio a Projetos Produtivos Solidários. Composto pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), por meio da Secretaria Nacional de Economia Solidária (SENAES), Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Fórum Brasileiro de Economia Solidária (FBES), Articulação do Semi-Árido Brasileiro (ASA Brasil), Fórum Brasileiro de Segurança Alimentar e Nutricional (FBSAN), Mutirão para superação da Miséria e da Fome da CNBB, Cáritas Brasileira, Pastoral da Criança, Camp e o Instituto Marista de Solidariedade, o Comitê vem nesses últimos anos, se inspirando em experiências como as da ASA Paraíba e de outras tantas espalhadas pelo Brasil para a construção de uma proposta de política pública nacional de apoio aos fundos solidários, relata Cordeiro, lembrando que nos anos de 2007 e 2008 foram apoiados 50 projetos de Fundos Solidários, sobretudo na Região Nordeste. Uma parceria que vem dando certo entre MDS, SENAES e BNB.
Cordeiro informou também que durante o evento será lançado instrumentos de apoio pedagógico e gerencial às experiências comunitárias de fundos rotativos solidários elaborados por organizações da ASA Paraíba, focando a capacidade dessa iniciativa em contribuir com a construção do desenvolvimento sustentável com participação e cidadania dentre outras.
Programação
Horário style=mso-spacerun: yes> Atividade
8:00 8:30 Chegada e inscrições
8:30 9:00 Apresentação e exposição dos objetivos
9:00 9:15 Composição da mesa
9:15 9:30 Apresentação da experiência de Fundos Rotativos
Solidários do Pólo da Borborema e do Coletivo Cariri,
Curimataú e Seridó
9:30 10:00 style=mso-tab-count: 1> Exibição do vídeo: Cordel do Fundo Solidário
10:00 11:00 style=mso-tab-count: 1> style=mso-spacerun: yes> Falas dos membros da mesa: BNB, SENAES,
Cáritas Brasileira e Heifer
11:00 12:00 style=mso-tab-count: 1> style=mso-spacerun: yes> Debate
12:00 12:30 style=mso-tab-count: 1> style=mso-spacerun: yes> Lançamento do material pedagógico
Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural




Enviando...
Deixe seu comentário