Energia solar impulsiona cultivo da palma forrageira em unidade produtiva no Sertão da Paraíba

Uma ação inovadora e sustentável para o cultivo da palma forrageira a partir do uso da Energia Solar no sistema produtivo está sendo vivenciado no município de Cajazeirinhas, Sertão paraibano.

Conforme a assessoria de comunicação do governo paraibano, uma unidade produtiva está sendo desenvolvida na propriedade rural do agricultor pecuarista Antônio Sousa Silva, no Sitio Buenos Aires, numa ação acompanhada pelos extensionistas da Empaer local e é tida pelo agricultor pecuarista como importante suplementação alimentar do plantel de 35 animais, entre matrizes leiteiras, novilhas, bezerros e reprodutor, em uma área de um hectare de palma.

Aquela assessoria explica que a ação tem o acompanhamento técnico dos extensionistas locais Zildo Vicente Leite e Francisco Sales Sarmento Neto e do gerente regional de Pombal, Leonar Sousa.  “O produtor iniciou há um ano o plantio da palma de variedade orelha de elefante, com a utilização de irrigação localizada (gotejamento) com energia solar, utilizando água de um açude na propriedade”, explica aquela assessoria e acrescenta que, conforme o extensionista Zildo, a expectativa é de que, no período a partir de um ano, metade das mudas produzidas na área sejam distribuídas entre os demais produtores rurais com interesse em plantar a variedade, que é resistente à cochonilha do carmim..

Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural / Ascom

Compartilhe se gostou

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top