
Recife sedia encontro nordestino de diretores das federações dos trabalhadores rurais
A cidade de Recife, capital pernambucana, foi sede do primeiro Encontro do ano de 2023 das representações das FETAGs dos 09 estados nordestinos, dentre presidentes e secretários(as) das Federações nordestinas filiadas à Confederação buscando contribuir com o debate para o fortalecimento do processo organizativo do rural nordestino.
O evento aconteceu durante a última segunda e terça-feira, 16 e 17 de janeiro, e da Paraíba contou com a segunda secretária de mulheres, Marleide Fernandes; e do secretário de jovens da FETAG-PB, Jhosildo Irineu.
Para o presidente da CONTAG, Aristides Santos, explica a assessoria daquela entidade, o Encontro da Regional Nordeste foi bastante participativo e produtivo e com boas expectativas e encaminhamentos para o desenvolvimento sustentável e a convivência com o semiárido, em especial neste momento de esperança com o Governo Lula e os governadores(as) da região que participam e fortalecem o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste. “Na agenda do Sistema Confederativo (Sindicatos, Federações e CONTAG) para 2023, a Regional Nordeste destacou a importância da articulação junto aos governos por programas e políticas públicas para o campo e a mobilização rumo à Marcha das Margaridas 2023 e ao 4º Festival Nacional da Juventude Rural”, explica aquela assessoria.
Balanço sobre os resultados das Eleições de 2022, a transição de governo e o atual momento já com o Governo Lula, com a participação do deputado Federal, Carlos Veras (PT/PE), do deputado Estadual, Doriel Barros (PT/PE) e da deputada Estadual, Elisangela Moura (PCdoB/PI), sob coordenação do presidente da CONTAG, Aristides Santos e do coordenador da CONTAG no Nordeste, Manoel Cândido. E também foi feita uma escuta sobre as primeiras impressões nos estados do início do governo Lula e dos governos estaduais.
A Sustentabilidade Político-financeira – Campanha Nacional de Sindicalização: Sindicato de Portas Abertas, a Previdência Social Rural, as Oficinas de Base, além de informações sobre o Plano Safra e o Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) também foram temas analisados.
Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural / Ascom
Deixe seu comentário