Algodão agroecológico da Borborema promove encontro de agricultores e entidades em Lagoa Seca
Famílias agricultoras e entidades da agricultura familiar agroecológica do Polo da Borborema estarão em reunião no Banco Mãe de Sementes, na zona rural de Lagoa Seca, nesta quarta-feira, 01 de março, a partir das 08:00 horas, em evento que terá o algodão agroecológico como tema central das discussões nas dinâmicas para a safra agrícola 2023.
Conforme o assessor técnico da AS-PTA Agroecologia, agrônomo Emanoel Dias, o evento terá início com um café da manhã e dinâmicas de apresentação; contexto da retomada do trabalho do algodão pelas organizações da Borborema, apresentação de vídeos sobre a cultura integrada, estratégia de organização dos grupos de produção do algodão agroecológico no Território Borborema, apresentação da empresa Veja/Vert, etapas de produção do algodão agroecológico contextualizando todas as etapas da produção; aprofundar as etapas do plantio e o desbaste das plantas; apresentação do Contrato de compra da pluma do algodão.
No período da tarde será discutido a certificação do algodão agroecológico, apresentado caderno de campo e simulação de preenchimento do caderno de campo. Também será apresentado o calendário de reuniões municipais com as famílias, avaliação com os participantes e encerramento das atividades do evento. “Esse encontro é pra gente fazer um planejamento da produção do algodão aqui no Território da Borborema acompanhado pelas organizações ligadas ao Polo como Eco Borborema, CoopBorborema e AS-PTA, a gente vai está recebendo a empresa Veja/Vert que é a compradora de pluma de algodão pra fabricação de tênis que vão conversar com as famílias agricultoras sobre questões de contratos, compras, valores, ou seja, é a forma antecipada do processo da compra da safra”, explica Emanoel Dias ao dialogar com Stúdio Rural acrescentando que o forte das ações é a dinâmica da Certificação Participativa.
Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural




Enviando...
Deixe seu comentário