Marcha Pela Vida das Mulheres vai às ruas evidenciar impactos negativos dos parques eólicos e usinas solares na região Borborema

Entidades do Polo Sindical da Borborema estão de volta presencial com a edição da 14ª da Marcha pela Vida das Mulheres e pela Agroecologia, em evento que acontecerá no próximo dia 16 de março, na cidade de Montadas, Agreste paraibano, no Dia Nacional da Conscientização das Mudanças Climáticas que contará com presença de milhares de agricultoras paraibanas denunciando os impactos negativos dos parques eólicos e usinas solares.

A informação é da assessoria da AS-PTA Agroecologia, classificando tratar-se de uma data especial em que se celebra o Dia Nacional da Conscientização sobre as Mudanças Climáticas e tratará um tema que já mexe com a realidade camponesa paraibana e no Polo. “Segundo Adriana Galvão, assessora técnica da AS-PTA, a coincidência das datas foi proposital para explicitar uma grande contradição. Afinal de contas, a energia gerada a partir do vento e do sol é limpa mesmo?”, assevera aquela assessoria.

A expectativa da Coordenação de Mulheres do Polo da Borborema, organizadora da Marcha, reforça aquela assessoria, é que o ato reúna cerca de cinco mil mulheres. Quase a população total do município que, segundo projeção do IBGE para 2021, é de 5,8 mil pessoas. “Outro motivo que influenciou a manutenção do tema foi o aumento da presença, no território, das empresas que exploram os ventos e o sol. Além da produção, as linhas de transmissão de energia que irão recortar o território. Há relatos de que os representantes passaram em Remígio, Esperança, Solânea, Algodão de Jandaíra, Arara, Casserengue, Montadas, Lagoa Seca, São Sebastião de Lagoa de Roça, entre outros municípios. Nos últimos meses, é bem comum ouvir relatos de que comunidades, famílias e sindicatos foram visitados”, acrescenta.

A Marcha se concentrará na praça Josefa Tavares, no centro de Montadas, às 8h, e depois fará um percurso de 1,5 quilômetro até voltar para o lugar de partida. A presença da cirandeira Lia de Itamaracá está confirmada para animar as participantes com seu vozeirão e a percussão que marca as batidas da ciranda.

Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural / Ascom

Compartilhe se gostou

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top