
Cariri Oriental define propostas territoriais para inclusão no Orçamento Democrático do governo paraibano
Componentes da Coordenação do Fórum de Desenvolvimento Territorial do Cariri Oriental promoveram encontro com a meta de discutir propostas a serem incluídas na política do Orçamento Democrático do governo paraibano.
O encontro aconteceu no último dia 19 de julho(quinta-feira), em Campina Grande, e definiu propostas propositivas para o verdadeiro desenvolvimento sustentável no território Cariri. “Trata-se de uma comissão que foi indicada na última plenária do Fórum de Desenvolvimento Territorial do Cariri Oriental Paraibano para trabalhar na qualificação das três propostas que serão apresentadas à Secretaria de Agricultura Familiar do governo do estado, na Plenária do Orçamento Democrático, realizada pelo governo do Estado que se realizará no próximo dia 28 em Soledade e nessa agenda da Comissão nós iniciamos um trabalho de preparação e qualificação das três propostas prioritárias do território que serão apresentadas nesta plenária do dia 28 de julho”, explica o agente do Banco do Nordeste, José Vicente de Melo, detalhando as propostas reivindicatórias.
Vicente explicou que são três propostas para a elaboração de políticas públicas permanentes por parte do governo dentro daquele território composto por 14 municípios. “A primeira proposta será a criação de um programa de regularização fundiária que venha beneficiar todos os municípios do Cariri Oriental paraibano” explica aquele agente BNB reforçando que um trabalho desta natureza já vem sendo trabalhado no município de São Domingos do Cariri dentro de uma ação em parceria com a UFCG, dentre outras.
A segunda proposta, explica José Vicente, será a criação de um programa permanente de distribuição de silagens e subsídios a aquisição de ração proteinada que venha atender uma carência nos municípios do território em épocas de secas. “Ou seja, o território carece de uma política pública de apoio por parte do governo do estado para nos momentos mais críticos de estiagem no território em que seja fornecido a ração, a silagem para o suplemento alimentar dos animais de forma subsidiada pelo governo do estado”, explica Zé Vicente.
A terceira proposta, explica Vicente, será a ampliação naquele território do Programa Alimenta Brasil que possa beneficiar todos os municípios numa ação que venha incluir a toda a produção agrícola da agricultura familiar. “Então a tarefa da Comissão é a de preparar essas propostas, qualificando-as para que possamos entregar aos dois representantes que participarão da assembleia do orçamento democrático, representando o Cariri Oriental com direito a falas diante do governador do estado João Azevedo”, justifica ao dialogar com Stúdio Rural.
Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural
Deixe seu comentário