Campus de Pedras de Fogo: IFPB e gestão pública articulam curso do Programa Mulheres Mil

Representações da gestão pública do município de Pedras de Fogo e componentes da direção do IFPB, Campus daquele município, estiveram em reunião na tarde da última quarta-feira, dia 26 de julho, naquele instituto, objetivando discutir a oferta de vagas para a composição do curso na área de Moda do Programa Mulheres Mil.

A informação é da assessoria de comunicação daquele Campus, explicando que estiveram presentes a coordenadora do CRAS Andressa Lima da Silva e a coordenadora do Serviço de Convivência, Josinete Andrade, ambos setores ligados à Prefeitura Municipal de Pedras de Fogo, momento em que, juntamente com o diretor geral daquele Campus, professor Frederico Campos Pereira, e a coordenadora do curso Técnico em Modelagem do Vestuário, Professora Liamara Lopes, discutiram a oferta de vagas para a composição do curso na área de Moda do Programa Mulheres Mil. “O programa ‘Mulheres Mil’ tem a proposta promover a formação profissional e tecnológica articulada com aumento de escolaridade de mulheres em situação de vulnerabilidade social, especialmente das regiões Norte e Nordeste do país. Para isso, atua no sentido de garantir o acesso à educação a essa parcela da população de acordo com as necessidades educacionais de cada comunidade e a vocação econômica das regiões”, explica aquela assessoria acrescentando que o Programa Nacional Mulheres Mil é executado, prioritariamente, pelas instituições públicas dos sistemas de ensino federais, estaduais e municipais.

Na atual versão do Programa, reforça aquela assessoria, o IFPB conseguiu aportar 480 vagas em toda a Paraíba, das quais quarenta serão destinadas ao campus Pedras de Fogo, cujo público será prioritariamente mulheres em vulnerabilidade social priorizando público de centros de referências como CRAS e CAPS. “A diretora de Extensão Popular e Rural da Proexc, Keite Souza afirmou que esses cursos terão duração de 160 horas, aproximadamente 4 meses, e nesta etapa serão também incluídas no programa mulheres em recuperação da drogadição”, justifica acrescentando que a coordenadora do curso de Moda, Liamara Lopes, destacou a importância do programa, e também da escolha do curso a ser ofertado na área de Moda, afirmando acreditar ser importante pensar a moda como mais uma forma de inclusão social e que a praticidade do curso e forma como será feito ajudará a empoderar as mulheres participantes.

Conforme aquela assessoria, o diretor geral Frederico campos enfatizou o apoio da Secretaria de Empreendedorismo da Prefeitura através do Sr. Ailson Celestino, o “Ninho”, que articulou as reuniões no sentido das Instituições idealizarem esse importante curso lembrando que esse será o primeiro de uma série de cursos para promover a capacitação e a inclusão das mulheres da região da mata sul-paraibana no mercado de trabalho.

Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural / Ascom

Compartilhe se gostou

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top