Sementes da Paixão de Alagoa Nova ganham Lei Municipal de Sementes Crioulas

As Sementes da Paixão da agricultura familiar do Polo Borborema, tradicionalmente conhecidas como sementes dos agricultores ou crioulas, ganharam reforço no município de Alagoa Nova, Agreste paraibano, com a criação do projeto de Lei n° 204 Municipal de Sementes Crioulas que expressa diretrizes para as políticas públicas governamental naquela municipalidade.

No dia 11 de setembro último, a Câmara Municipal daquela cidade, Casa de Clementino Leite, apresentou o projeto de autoria do vereador Ícaro Teixeira que contou com presença das famílias agricultoras experimentadoras guardiões dos bancos de sementes, entidades assessoras da agricultura familiar no município e na região, estudantes e educadores da rede pública de ensino, representações de universidades, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, dentre outras.

Durante discurso, o parlamentar falou do conjunto de encontros realizados com as entidades da agroecologia local para o melhor entendimento na criação da nova lei que venha fortalecer a utilização e preservação das variedades na agricultura do município instrumentalizadas em Lei que assegure o programa de governo e não apenas de governante. “Hoje está mais claro onde a gente sabe que existe inúmeras variedades dessas sementes, qual o objetivo dessa lei? Inicialmente proteger o pouquinho que nos resta, a gente se orgulha de está lutando aqui por essa lei, mas a gente se orgulha mais ainda por entender que o pouquinho que resta dessas sementes está sendo protegido pelos nossos agricultores” justifica aquele parlamentar dizendo que o objetivo da lei é tornar a proteção dentro de uma política municipal de governo em toda aquela municipalidade que venha, inclusive, sugerir criação ou fortalecimento da mesma ação em outros municípios da região e do estado.

Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Compartilhe se gostou

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top