Cinco secretários do governo se reúnem com segmentos produtivos do rural paraibano

Secretários e representações das Secretarias do Desenvolvimento Humano; da Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido; do Desenvolvimento da Agropecuária e Pesca; do Planejamento, Orçamento e Gestão; e do Turismo e Desenvolvimento Econômico se reuniram com representações dos arranjos produtivos locais do Estado da Paraíba, através do Planes-PB que representa diversos segmentos produtivos do mundo rural produtivo parainano.

A reunião aconteceu na última terça-feira, 17 de outubro, em João Pessoa, e discutiu compromissos assumidos pelo governo do Estado no tocante as diversas políticas públicas destinada ao desenvolvimento das atividades produtivas no Estado da Paraíba a partir de ações trabalhadas, em desenvolvimento e a serem implementadas enquanto políticas públicas do governo junto aos segmentos produtivos no interior paraibano. “Essa reunião foi pra avaliação do que o governo, o governador no caso, e as suas secretarias já tem implementado das demandas do Planes aprestadas, nós já tínhamos entregado ofício com demandas ao governador e secretários e resolvemos provocar essa reunião pra fazermos uma avaliação de estado do que já tem sido implantado, do que pretende-se implementar e do que está em andamento”, explica o coordenador do Planes, Adelaido de Araújo Pereira, durante entrevista na manhã deste domingo, dentro do Programa Domingo Rural que tem apresentação das 06:00 às 08:00 horas, com reapresentação às 11:00 horas e às 17:00 horas.

Pereira explicou que a presença das cinco secretarias foi palco pra se ter uma ideia das ações de cada órgão do governo e garante que há boa perspectiva de ações complementares futuras que virão fruto do orçamento aprovado esse ano para execução em 2024. “Foi muito comentado com relação a produção, como será o uso da água da transposição do rio São Francisco já dentro de um planejamento para o próximo ano, a questão das compras e distribuição das sementes, as carências de novos programas como corte de terra para os produtores, incentivo para insumos, análises de solos, como será feito a aquisição das compras governamentais do PAA, PNAE, compras para os presídios, as compras para os hospitais”, explica justificando que as representações estão antecipadamente trabalhando com parceria e orientações do Ministério Público no sentido de que as gestões de governos atendam no mínimo os 30% nas compras para o fortalecimento dos sistemas produtivos e a certeza da qualidade alimentícia para os órgãos e entidades consumidores dos produtos na base.

Adelaido explicou que a meta é trabalhar com a realização de encontros de avaliações e planejamentos de forma participativa entre os órgãos do governo com as representações das entidades no sentido de desenvolver atividades e ações dentro da vontade e necessidades dos arranjos em sintonia com a sociedade na base social. “Pra esse ano teremos dois momentos: primeiro momento será uma reunião de trabalho com os secretários, representações de classes e produtores pra elaborarmos um plano estratégico para o agropecuário à ser executado a partir de 2024; o segundo encaminhamento é que nós possamos atualizar o Planes com suas demandas e reenviar ao Estado pra que possa atender, e nesse sentido pedimos aos produtores do estado da Paraíba que possam nos procurar e apresentar suas demandas, seja na parte vegetal, seja na parte animal para que possamos apresentar ao governo”, explica Adelaido de Araújo Pereira, em contato direto com nosso público ouvinte Domingo Rural.

Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Compartilhe se gostou

2 Comentários

  1. Benedito Tavares Souto -  22 de outubro de 2023 - 12:53

    Muito produtiva essa reunião. Estamos buscando espaço pra aumentos Vendas Institucionais, ao mesmo tempo mostrando, que temos produtos e capacidade de atender um leque maior de instituições estadual e Federal. Presídios, Hospitais, Universidades, Restaurante Universitário entre outros. Falamos sobre o PLANES, onde precisa ser melhorado. Estamos confiante nesses governos Estadual e Federal. O governo tem que acordar, vê melhor o Agricultor Familiar, é esse que alimenta a nação. O grande Agro trás divisas, exporta quase tudo, é muito importante pra nação, mas como frisei o pequeno é a base da alimentação nosso povo. Falo por Frutiaçu, logo estaremos com nosso produto mercado privado, não abandonaremos vendas institucionais, nos dá um grande suporte.

    Responder
  2. Edilson Vieira da Silva -  23 de outubro de 2023 - 07:24

    Parabéns pela iniciativas das secretarias do governo.nos aqui em Pedras de fogo produzimos polpa de frutas gostaríamos de poder eata presente mais fomos representado pelos companheiros presente de diversos seguimentos nos coloque em seu programa de aquisição de alimentos estaremos ao seu dispor 81 993101051 só resta dizer Parabéns a todos e todas.

    Responder

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top