Painel evidencia pujança de cooperativa de flores com a força de um coletivo de mulheres no interior da Paraíba

Um sistema inovador e sustentável no interior da Paraíba capaz de envolver mulheres agricultoras e ser um sistema renda está em plena evidência especialmente após superar a Pandemia da Covid 19 que só foi possível com o processo de cooperação entra as instituições cooperativistas no estado da Paraíba.

Trata-se da COFEP, Cooperativa dos Floricultores do Estado da Paraíba localizada no Sítio Avarzeado, zona rural do município de Pilões, Brejo paraibano, que desde 1999 representa um processo inovador na geração de renda no meio rural da região e recentemente foi destaque no Programa Painel Cooperativo do Sistema OCB paraibano evidenciando informações importantes a partir de entrevistas com empreendedoras e parceiras.

Durante o Painel, o jornalista Gil Oliveira repassa importantes informações (Clique e veja) que são referências nas dinâmicas de resistência e resiliência daquele coletivo de mulheres que criaram importantes alternativas no longo período de distanciamento da Pandemia e que, em seguida, se fortalecem no mercado de forma comercialmente e ambientalmente sustentável. “É uma história de 25 anos que começou em 1999 e produzimos flores aqui no Brejo da Paraíba, abastecemos os três estados por dez anos, quinze anos, vinte anos, e paramos apenas na pandemia, e é com muita alegria que nós retomamos agora em 2023 com a produção de flores de corte que é o nosso carro-chefe e com a inovação com as flores comestíveis que a gente tem que acompanhar o mercado no que o mercado está precisando, no que o mercado está pedindo”, exemplifica a consultora daquela cooperativa, Karla Rocha, ao dialogar com Painel Cooperativo.

Conforme a assessoria daquela entidade, o COFEP empregando 29 famílias abastecendo importantes mercados da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte conquistando importantes prêmios estaduais e nacionais, dentre eles: Mulher Empreendedora (SEBRAE); Inovação Tecnológica (FINEP); Voz Mulher (Banco Mundial); Micro e Pequena empresa (SEBRAE), dentre outros. “Agora, após a superação que já lhe é caraterística, chegou a hora de retomar. Com o apoio de parceiros como o Projeto Cooperar, Governo do Estado, Banco Mundial e de emendas parlamentares, voltou a germinar flores e esperança em Pilões”, reforça aquela assessoria.

Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Compartilhe se gostou

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top