
Pombal conquista novo polo do Serviço Família Acolhedora contemplando crianças e adolescentes nos municípios componentes da 13ª Região
A secretária de Estado do Desenvolvimento Humano (SEDH), Pollyanna Dutra, inaugurou, na última sexta-feira (23), um novo polo do Serviço Família Acolhedora, em Pombal, Sertão do Estado.
Conforme a assessoria daquela gestora, a nova unidade é a sétima no Estado e irá contemplar crianças e adolescentes que dela necessitem nos municípios que compõem a 13ª Região. “O Serviço de Acolhimento Familiar trata-se do acolhimento de crianças e adolescentes afastados do convívio familiar por meio de medida protetiva nos termos do Artigo 101 do Estatuto da Criança e do Adolescente, em residências de Famílias Acolhedoras, previamente habilitadas. Por meio dele, as crianças passam a viver em uma família até voltarem para sua família de origem. Ainda que não seja realizado o retorno, poderá será feito o encaminhamento para família extensa e/ou adoção”, justifica.
Para a secretária, reforça aquela assessoria, o programa possibilita a restauração de direitos da criança e do adolescente, pois oferece a garantia de acolhimento, afeto e atenção em uma situação de negligência.
Conforma Dutra, explica aquela assessoria, na Paraíba, em 2023, a Secretaria de Desenvolvimento Humano (SEDH) registrou cerca de 3 mil atendimentos em ligações de crianças que perderam os seus direitos contabilizando 70% desse total de meninas, menores de 12 anos, que foram violentadas e negligenciadas e disse acreditar que é através dessa política pública que que essas pessoas serão efetivamente ajudadas.
Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural / Ascom
Deixe seu comentário