
Famílias agricultoras ocupam espaço em secretaria de Campina Grande por ações no rural campinense
Famílias agricultoras de diversas comunidades rurais e assentamentos da reforma agrária do município de Campina Grande se reunirão na SEAGRI, Secretaria de Agricultura do município para pressionar a efetivação de demandas que têm sido repetidamente ignoradas pela administração municipal campinense.
Conforme a assessoria do movimento, as demandas incluem questões como um cronograma de corte de terras que aconteça no tempo adequado para plantio, respeitando o período chuvoso e explica que muitas vezes esse serviço é executado após esse período, citando como exemplo 2023 em que o corte de terras em algumas áreas foi realizado em 23 de junho, período de colheita de milho e feijão, tradicionalmente celebrado durante as festas juninas. “As justificativas recorrentes da SEAGRI, como problemas de manutenção de maquinário e aquisições pendentes que nunca se concretizam, têm sido insatisfatórias para as famílias agricultoras”, explica.
Aquela assessoria explicou que há pelo menos 2 anos a SEAGRI informa no CMDRS, Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável ter efetivado a aquisição de tratores, caçambas e grades, maquinário que não tem chegado para atender as demandas das famílias que dependem do apoio da Secretaria de Agricultura para viabilizar sua produção. “Além disso, a falta de manutenção das estradas rurais tem isolado as comunidades e assentamentos durante o período chuvoso, impedindo o acesso e afetando tanto a mobilidade das famílias quanto à distribuição da produção. Esta negligência por parte da prefeitura é especialmente prejudicial considerando a importância econômica e social da agricultura familiar no município”, reforça.
Ainda conforme aquela assessoria, o Sindicato dos Agricultores Familiares e Empreendedores Rurais de Campina Grande lidera essa mobilização, que busca sensibilizar a SEAGRI e a administração municipal para a urgência dessas questões e lembrou que a manifestação está marcada para às 08:00 horas desta sexta-feira, 05 de abril, e contará com a participação das agricultoras e agricultores de comunidades diversas rurais do município.
Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural / Ascom
Deixe seu comentário