Recife e Olinda sediam Seminário de Juventudes e Mulheres do Projeto Jandaíras com início neste domingo

A cidade do Recife e Olinda sediam o 2º Seminário de Juventudes e Mulheres, evento que acontece deste domingo 01 de dezembro a quinta-feira(07) com o tema: “Mulheres e Saberes Tradicionais, Transformando a Sociobiodiversidade Nordestina – Reconhecer, Aprender e Avançar!”.

Conforme a assessora de comunicação, Emanuela Castro, trata-se do Projeto Jandaíras, executado pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, reconhecido por sua abordagem inovadora e transformadora, e terá uma programação que conta com espaços de troca de experiências, capacitação socioprodutiva e debates sobre temas como economia feminista, acesso a mercados institucionais, selos e legislação sanitária, caderneta agroecológica e uma formação de letramento digital exclusiva para a juventude no Departamento de Computação da UFRPE. “Nesta fase, o projeto também distribuirá equipamentos e ferramentas tecnológicas para fortalecer os grupos produtivos e ações sociais em seus territórios”, justifica acrescentando que na quinta-feira (05/12), a reitora da UFRPE, Prof.ª Dr.ª Maria José de Sena recebe o Ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Paulo Teixeira, e o Secretário da Secretaria de Território e Sistemas Produtivos de Quilombolas e Povos Tradicionais (SETEQ/MDA), Edmilton Cerqueira, entre outras autoridades.

“O Jandaíras é um importante projeto de inovação social em parceria com o Ministério de Desenvolvimento Agrário, além de diversas outras universidades. Estamos entrando em uma fase crucial, na qual distribuiremos equipamentos e ferramentas tecnológicas que fortalecem os grupos produtivos e contribuem diretamente com ações sociais e comunitárias. Este seminário será um espaço para dialogar, alinhar metodologias e avançar ainda mais nas ações”, ressalta a vice-reitora da UFRPE, Prof.ª Dr.ª Maria Socorro Lima.

Programação Completo

  • 01/12 (domingo): Chegança e acolhimento dos participantes, roda de conversa, passeio cultural em Olinda e acordos coletivos.
  • 02/12 (segunda-feira): Apresentações culturais, integração e oficinas na UFRPE.
  • 03/12 (terça-feira): Oficinas e rodas de conversa sobre ancestralidades, identidades territoriais e audiovisual.
  • 04/12 (quarta-feira): Oficinas de letramento digital, economia solidária, saúde mental e cadernetas agroecológicas.
  • 05/12 (quinta-feira): Mesa de abertura com autoridades, entrega de kits para grupos produtivos e diálogos sobre certificações quilombolas.
  • 06/12 (sexta-feira): Atividades sobre legislação sanitária, identidade visual de produtos e encerramento com sarau cultural.
  • 07/12 (sábado): Roda de conversa sobre o Dia Mundial de Luta contra a AIDS e performances artísticas.

Indicação ao Prêmio Recife de Inovação

O Projeto Jandaíras também foi indicado à 1ª Edição do Prêmio Recife de Inovação. A votação popular está aberta até o dia 05 de dezembro, e todos os recifenses podem participar para reconhecer essa iniciativa que transforma comunidades, na plataforma do Conecta Recife.

O Jandaíras é uma iniciativa dedicada ao fortalecimento da autonomia das mulheres e juventudes de povos e comunidades tradicionais (PCTs) no Nordeste do Brasil e o Estado de Minas Gerais. Seu objetivo é promover a geração de renda e o desenvolvimento de mercado para produtos da sociobiodiversidade brasileira.

Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural / Agência Mavi – Emanuela Castro

Compartilhe se gostou

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top