
Paraíba participa e compartilha experiências na 3ª Feira Nordestina da Agricultura Familiar em Salvador-BA
Representações da agricultura familiar, governos e entidades paraibanas participaram da 3ª Feira Nordestina da Agricultura Familiar que aconteceu no Parque Costa Azul, em Salvador, evento composto de estandes contendo saberes e sabores da agricultura familiar paraibana, do Rio Grande do Norte, Piauí, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Maranhão, Ceará, da Paraíba e da Bahia.
Entrevistado no Programa Notícias Agrícolas da Rádio Stúdio Rural, o assessor da Empaer Paraíba e mobilizador territorial das políticas do governo paraibano junto a SEDAPS, Antônio Ferreira Filho faz um balanço do conjunto das ações trabalhadas e evidencia a 23ª Reunião do Fórum Eugênio Peixoto da Agricultura Familiar do Nordeste que aconteceu durante os dias 11 e 12, dentro daquela feira nordestina, compartilhando o conjunto das ações trabalhadas nos Territórios de Desenvolvimento Rural dos estados nordestinos em espacial o Plano de Alimentos Saudáveis (PAS Nordeste). “Essa é uma ação de estratégia de integração de políticas públicas para ampliar a produção e o consumo de alimentos saudáveis frente aos desafios das mudanças climáticas nos Territórios da Cidadania na região nordeste do Brasil, orientados pelas diretrizes da política nacional de abastecimento popular, então neste primeiro momento para o ano de 2025 nós teremos no Nordeste a seleção de 67 territórios, esses territórios selecionados contemplam todos os 56 territórios do Nordeste que participaram do Programa Territórios do Cidadania (PTC), lembrando que esses Territórios da Cidadania foram selecionados para participar das políticas públicas de apoio ao desenvolvimento territorial entre os anos de 2003 e 2016 através dos Colegiados de Desenvolvimento Territorial, os CODETERs, que foram nos dois primeiros mandatos de Lula, e no primeiro mandato de Dilma e no segundo mandato de Dilma que foi interrompido”, explica Ferreira Filho ao dialogar com os ouvintes do Programa Notícias Agrícolas.
Aquele paraibano explicou que também foram discutidos ações dentro do Projeto Dom Helder Câmara à serem trabalhadas em 27 territórios, dentre os quais territórios na Paraíba. “Desses 56 territórios, que são os Territórios da Cidadania, nós temos também 27 territórios que foram defendidos na região para o Projeto Dom Hélder Câmara, o PDHC 3, então dos territórios do PDHC 3, 22 deles também participaram do Programa Territórios da Cidadania” justifica Ferreira acrescentando que na Paraíba ficou determinado que serão trabalhados quatro territórios da cidadania e quatro territórios do PDHC selecionados para o anos 2025 dentro do Programa PAS Nordeste. “Focando na Paraíba, dos 223 municípios da Paraíba nós temos 126 municípios que vão ser atendidos pelo PAS Nordeste”, justifica detalhando o conjunto das discussões compartilhadas.
Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural
Deixe seu comentário