Cooperativismo paraibano forte: Rota e pujança da avicultura caipira é tema evidenciado por TV paraibana

O sistema caipira de criação de aves é adotado por mais de 1500 famílias de agricultores no estado, o Ministério do Desenvolvimento Regional lançou na Paraíba a primeira Rota de Avicultura Caipira do Brasil, são sete cooperativas que atuam por esse sistema, uma delas é a Cooperativa Paraibana de Avicultura e Agricultura Familiar, em São Sebastião de Lagoa de Roça, presidida por dona Nazaré.

Assim se iniciou matéria da TV Correio, comandada pelo jornalista Hermes de Luna, evidenciando detalhadamente o trabalho desenvolvido por aquela cooperativa junto às famílias agricultoras e o processo de distribuição dos produtos em mais de 200 lojas de quatro estados na região comercializando em torno de 07 milhões de ovos anualmente além de frango caipira com diversificados tipos de cortes, abastecendo mercados públicos e privados. “Gera toda essa renda, gera trabalho e emprego, cresceu muito e a gente está fazendo uma discussão aqui na Paraíba, enquanto arranjo produtivo da avicultura caipira, pra quantificar o valor dessa produção e o quanto ela impacta positivamente na economia do estado”, explica o coordenador do arranjo produtivo e gerente de produção daquela cooperativa, Wendel Lima.

Diversas experiências trabalhadas por todo o Estado da Paraíba foram evidenciadas a exemplo da criação de uma nova cooperativa no município de Monteiro, Cariri Ocidental, formada por quatro associações locais com o objetivo de ampliar o apoio à cadeia produtiva. “Nós estamos aqui pra dar o apoio pra esse grupo de produtores rurais a constituir uma cooperativa aqui na comunidade pra facilitar os processos, trabalhar com essa parte de documentação regularizada”, reforça o assessor estratégico da OCB/PB, Robson Nunes.

“O Cooperativismo gera negócio na economia local e aquilo que nas empresas mercantil que a gente chama o lucro no cooperativismo nós chamamos de sobra, dessa sobra quando ela é distribuída para o associado ele vai consumir ali no mercado local, ele vai incrementar seu negócio, vai comprar um equipamento, e isso faz com que gire a economia local desenvolvendo os pequenos negócios”, explica o presidente do Sistema OCB/PB, André Pacelli.

Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Compartilhe se gostou

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top