Quilombolas em Campina Grande: Movimento promove encontro estadual discutindo Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental

Representações quilombolas de todo o estado da Paraíba participaram de um encontro em Campina Grande trabalhado como oficina com trocas de experiências sobre a Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental Quilombola (PNGTAQ) reunindo diversas instituições parceiras para debater, refletir e promover ações concretas para o fortalecimento e reconhecimento das comunidades negras e quilombolas no Brasil.

O evento aconteceu durante os dias 15, 16 e 17 deste mês, no Hotel Card, e, conforme a assessoria do movimento, contou com o apoio fundamental da Coordenação Estadual das Comunidades Negras e Quilombolas da Paraíba (CECNEQ PB), Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ), e Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), e o apoio do Ministério da Igualdade Racial (MIR) e do Governo Federal, a oficina se destacou como um espaço de empoderamento, onde os participantes puderam discutir políticas públicas, educação, saúde, territórios e cultura, com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável e a valorização da identidade quilombola. “O evento também simbolizou a união de forças e o fortalecimento das alianças entre lideranças locais e outras instituições” reforça acrescentando que a troca de experiências e a construção de soluções conjuntas são essenciais para que a luta por direitos seja cada vez mais efetiva e representativa. “A luta quilombola é uma luta de todos nós. É um compromisso com a igualdade, a justiça e a preservação das nossas raízes” reforça.

A PNGTAQ foi instituída em 2023, por meio do Decreto no 11.786. Por se tratar de uma legislação recente, muitas comunidades quilombolas ainda não têm pleno conhecimento sobre seu conteúdo. Com o objetivo de esclarecer os detalhes da nova norma e promover o diálogo sobre formas eficazes de gestão territorial e ambiental, nos territórios quilombolas da Paraíba foi realizada a oficina.

Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural / Ascom CONAQ

Compartilhe se gostou

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top