Famílias do pré-assentamento Agrovila Águas de Acauã conquistam corte de terras junto a gestão pública de Itatuba

A Prefeitura Municipal de Itatuba, por meio da Secretaria de Agricultura, concluiu em 4 de junho de 2025 o preparo de 20 hectares de terra no pré-assentamento Agrovila Águas do Acauã, destinado a famílias organizadas no Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB).

A informação é da assessoria do MAB, justificando que os trabalhos, iniciados em 28 de maio, marcam a primeira fase do Projeto Algodão Agroecológico/Orgânico ATER Paraíba, uma iniciativa que combina produção agrícola, preservação ambiental e resgate cultural. “Esse é o terceiro ano consecutivo do projeto”, reforça.

Conforme aquela assessoria, o projeto prioriza o cultivo de algodão colorido em sistema agroecológico, consorciado com alimentos básicos como milho, feijão ,jerimum, fava, maxixe e fava. “Todas as culturas serão desenvolvidas a partir de sementes crioulas – as chamadas “Sementes da Paixão” –, variedades tradicionais que garantem maior adaptação ao clima local e dispensam o uso de agrotóxicos”, explica acrescentando que essa abordagem não apenas protege o meio ambiente, mas também fortalece a segurança alimentar das famílias beneficiadas.

Ainda conforme aquela assessoria, a ação continuada conta com o apoio técnico da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (EMPAER-PB), dentre outras, parceria que garante assistência técnica especializada, acesso a tecnologias sustentáveis e apoio à comercialização dos produtos. “O prefeito Josmar Oliveira destacou que o projeto reflete o compromisso da gestão com ‘uma agricultura que gera renda sem descuidar da natureza’. Já o secretário de Agricultura, Gidelson Ramos, enfatizou a importância do resgate das sementes crioulas” relata aquela assessoria explicando que o gestor classificou como sendo ações que geram identidade e garantem alimentos mais saudáveis, além de fortalecer a economia local e servir como modelo para outras regiões, mostrando que é possível conciliar produção agrícola, justiça social e conservação dos recursos naturais.

Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural / Ascom

Compartilhe se gostou

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top